2024: o ano de Saturno

O Ano de 2024 terá dupla regência de Saturno, devido:
- à regência do ciclo maior de 36 anos que Saturno está passando, de 2017 a 2052;
- à regência do ano ser Saturnina de março/2024 a março/2025;
Saturno nos ensina a aprender com o passado/nos chama para olhar para o passado. Então, recapitulando um pouco os anos anteriores, vamos lá:
O ano de 2017 foi um ano marcado sobre as questões saturninas (tripla regência de Saturno) pelos motivos:
- foi iniciado o ciclo de 36 anos de Saturno;
- Saturno entrou em capricórnio (seu domicílio);
- 2017 foi regido por Saturno.
Logo, foi a partir de 2017 que as questões saturninas começaram a bombar.
Em 2020, tivemos tivemos o lockdown (com a pandemia) e se encontravam em capricórnio vários planetas, juntamente com Plutão: Saturno, Júpiter, Mercúrio, Marte… todos em capricórnio!
Em 2023, o regente do ano é a Lua (até março de 2024, período em que se inicia o Novo Ano Astrológico), sendo portanto, um ano marcado por questões emotivas:
- A Lua é regente do signo oposto e completar a capricórnio, câncer, que é uma energia base: de sentimentos, de nutrição, da água que fertiliza a terra, por isso, inclusive, é considerado como um momento de plantio de muitas coisas.
- Estamos trabalhando emoções, sentimentos, nossas relações com os outros: o nodo norte está em áries e o nodo sul está em libra, então os relacionamentos estão em destaque. Há também uma energia de poder, sensualidade e erotismo relacionado ao nosso passado/estamos tendo que lidar emocionalmente.
- Tivemos a oportunidade de olhar para as nossas raízes, passado e refletir sobre a nossa história. Aqui acredito que refletimos muito sobre a nossa história.
Em 2024, teremos uma dupla ação de Saturno e também Plutão irá deixar capricórnio no final do ano de 2024 para entrar em aquário (que também é regido por Saturno) em definitivo (Plutão ficará em aquário por 20 anos, antes disso ele vai e volta pra capricórnio).
Saturno chega em 2024 fiscalizando esse trabalho do ano de 2023 (regido pela lua) sobre “quais águas a gente precisava curar?”/ das questões emotivas que a gente precisava resolver, porque Saturno é um cobrador, um limitador, e aqui ele vai fiscalizar e cobrar colheitas do plantio do ano da Lua.
A cobrança de Saturno será neste sentido: emotivo/de maturidade emocional. Teoricamente, Saturno cobra Leis (formadas na energia de Sagitário).
Além disso, vale ressaltar, que no ano de 2024 haverão duas Luas Cheias em capricórnio e nenhuma Lua Cheia em câncer (seu domicílio), e o que isso quer dizer?
Que seremos cobrados em dobro por maturidade e inteligência emocional, aqui teremos que ter muita sabedoria ao lidar com as nossas emoções, no sentindo de, como nutrir, como amar..
Mas primeiro, vamos entender que Saturno (desenho de cabra + peixe) pode nos deixar muito seco, muito frio, uma vez que essa energia demonstra, na sua parte externa, uma dureza muito grande, ao passo que, nas suas raízes (câncer, seu oposto) ele é extremamente sensível (é por isso, por exemplo, que todos aqueles que tem essa energia de capricórnio bem forte no mapa podem se mostrar muito fortes e resistentes para o mundo, mas por dentro ninguém sabe o quanto que as águas internas podem se remexer).
Agora vamos jogar esse entendimento da energia capricorniana vibrando para todos, ou seja: se nossas águas internas (que deveriam ter sido trabalhadas ao longo do ano todo de 2023) não estiverem bem trabalhadas, como que a gente vai colocar isso pra fora em 2024?
Tudo indica que tende a ser com sentimento de medo, insegurança, pessimismo, depressão, isolamento… enfim, características de capricórnio em desequilíbrio/o momento em que a montanha de terra começa a desmoronar por dentro: algo que pode acontecer muito fortemente em 2024! E como teremos duas Luas Cheias em capricórnio, a energia da responsabilidade emocional (das águas internas), já que capricórnio é o signo oposto e complementar ao reino da Lua, entra com força total!
O que sustenta capricórnio em pé é câncer: sua base, suas raízes, sua fonte, seu alicerce, suas emoções, a relação com as lembranças e passado.
Aqui o passado irá nos mostrar os caminhos onde erramos e os caminhos onde acertamos:
- Saturno está evoluindo e com isso irá nos cobrar “olhe para o passado e entenda o que a humanidade fez que não deu certo, o que atrasou a evolução humana. Hoje você tem um registro histórico bacana pra isso”.
- Caso nosso sentimento seja de sofrimento: “como estamos nos relacionando com as pessoas ao nosso redor?”. Saturno é cármico!!!!! É um planeta de cobrança! Então, “o que aconteceu de 2017 para cá com a humanidade?” Como estamos reagindo, como estamos conduzindo a nossa vida com essa evolução planetária de consciência da humanidade?” Aqui vale um breve sobre Plutão: Plutão é um planeta de poder, por isso, Plutão deu poderes a capricórnio, aqui tudo o que estava oculto nesta energia foi obrigado a ir pra fora, ele foi lá nas profundezas e catou tudo (lembrando: Plutão ainda irá sair de aquário e fará a sua última passagem por capricórnio).
- Plutão também, assim como Saturno, cobra muito, mas de uma forma diferente: de uma forma escondida/de uma vez/puxando nosso tapete nos assuntos de capricórnio (ele alimenta, alimenta e “do nada” puxa a corda). Aqui, as máscaras sociais foram/são retiradas para que as pessoas se revelassem/se revelem, para termos a oportunidade de olharmos para o passado e repensar sobre as situações sombrias que passamos “será que essas situações sombrias estão refletindo nas nossas atitudes?“, “a gente deseja o que sentiu para o outro?”, “pq q estamos tendo algumas atitudes que ferem o outro?”.
- Plutão em capricórnio ainda irá demolir as estruturas capricornianas que não tem mais serventia: está acontecendo uma reciclagem.
Saturno irá cobrar isso: com limitações, com o secar, com o diminuir, porque só não tendo é que a gente aprende a dar valor “eu vou te deixar na escassez para você dar valor a isso”. É fazer ao próximo aquilo que a gente gostaria que fizessem com a gente. Isso pode chegar a acontecer de uma forma que a gente nem chegue a perceber, sabe? É uma oportunidade de análise.
Saturno também tem o papel de trabalhar com a Lei de Causa e Efeito (de Sagitário), tanto Saturno quanto Plutão fiscalizam tal Lei. Não tem como fugir de uma Lei Universal (apenas das leis dos homens). Isso que irá acontecer em 2024: as faturas que estão prontas para serem pagas irão chegar à nossa porta.
Saturno nos obriga a CORRIGIR, Karma significa que temos que fazer uma CORREÇÃO, teremos então a oportunidade de construir ou demolir estruturas que precisam ser corrigidas. Aquário irá pegar tudo isso pronto para construir uma nova maquete dentro daquilo que precisamos evoluir.
Mas Saturno é o Mestre do Tempo!!!!!!!! Aqui a grande sabedoria é aprender a ter PACIÊNCIA! Porque apesar da lentidão, Saturno constrói coisas sólidas, firmes, difíceis de serem derrubadas, ou seja, tendem a ficar por muito tempo! Alguma coisa pode nos ser retirada nesta energia, é fato, mas isso, no caso de utilizarmos a energia estruturada saturnina para o mal.
A outra observação pertinente é sobre marte (o nodo norte da humanidade está em áries que é regido por marte)! Marte entra em capricórnio logo dia 04/01 a 12/02 e fica exaltado nesta energia, aqui capricórnio é o sábio e marte é aquele que tem todo o fogo/a vontade e aí Marte só precisa que alguém aponte a direção (capricórnio): depois que capricórnio apontar a montanha, marte vai longe, mas como é muito apressado, iremos realmente ter que trabalhar a paciência. Não adianta tentar correr. Cuidado com ser impulsivo demais, com a falta de senso de compromisso, de assumir responsabilidades…
Quanto à saúde mental: esse assunto irá ganhar mais força ainda! Saturno, em peixes (em 2024), nos mostra que as energias piscianas, de sair do mundo das ilusões, fantasias e enganos deverão ser realmente trabalhadas; as energias piscianas estão realmente tendo uma cobrança de Saturno.
Saturno também nos remete a fronteiras, limites, então, como está em peixes, que gosta de ir além, algumas fronteiras podem ser ultrapassadas, mas Saturno irá trazer de volta tudo o que não respeitarmos sobre os seus limites. Por isso, é importante respeitarmos os limites de Saturno.
Para concluir, o ano de 2024 pode ser um ano de instabilidades naturais, assim como pode ser um ano bastante rigoroso, um pouco pesado, ligado ao trabalho e ao respeito das Leis: as Leis podem se fazer valer nas energias de Saturno.
Júpiter em Gêmeos de 25/05/2024 a 09/06/2025
Júpiter em gêmeos não expressa a sua melhor versão, porque nesta energias, Júpiter faz uma oposição a energia de sagitário e uma quadratura para peixes, os dois signos que Júpiter rege, logo podemos interpretar que a expansão, típica da energia de Júpiter, será limitada, aqui é como se gêmeos pedisse uma certa humildade para Júpiter, o super bondoso professor, aquele que ensina, por isso, ao vivenciarmos a energia de Júpiter em gêmeos, entenderemos que nós temos muito o que aprender, no sentido de, aprendermos a lidar com a energia de buscas e experimentações; aprenderemos a gerenciar logísticas.
A última vez em que Júpiter esteve em gêmeos foi em junho/2013 “qual ciclo está se fechando?, ” o que naquela época estava iniciando em nossa vida?”, “o que aprendemos sobre a casa que temos a energia do signo de gêmeos?”.
O tema de Júpiter em gêmeos é conectividade e trocas: gêmeos é a energia dos intercâmbios, da comunicação, de estar próximo às pessoas, de perceber as situações ao nosso redor, ” pessoas que estavam distantes procurarão aproximação?”. Poderemos interpretar, também, que além de desejar a conexão com as pessoas para trocar, conversar, ficaremos mais suscetíveis a ouvir o outro, a nos interessarmos mais pela vida do outro, ou seja, a curiosidade sobre a vida do outro pode aumentar.
Além disso, poderemos interpretar que o desejo por fazer cursos, estudar mais, comprar livros, viajar, enfim, ter fluidez, movimento, sair de casa, ver pessoas, conhecer novas culturas, pode aumentar muito em todos nós. O networking pode ficar latente durante este período, ganhará muito destaque em nossas vidas. O comércio pode fomentar, pequenas empresas podem surgir, o mercado internacional, importação e exportação, podem ter seus ritmos aumentados; poderemos aumentar nosso conhecimento sobre mercado, poderemos aprender a utilizar melhor os meios de comunicação, poderemos aprender a melhorar nossos trabalhos em equipe; a dica: pessoas próximas podem nos passar muito conhecimento aplicável no mundo prático, então é interessante ficarmos em alerta posto que poderemos ser apresentados a ideias inovadoras incríveis.
Gêmeos também rege os repórteres: durante este período vale a pena entendermos e questionarmos as pessoas, o que está a acontecendo a nossa volta, porém criando o hábito de checarmos as fontes das informações.
Com Júpiter em gêmeos poderemos passar por muitas situações de escolhas, poderemos ser apresentados a um leque de opções, ficaremos mais abertos, mais livres, é hora de da gente se divertir um pouco mais, de trocarmos (nem sempre pelo lado amoroso). Poderemos até, ficar com multitarefas, mas essa é também uma maneira de aproveitarmos esta energia, gêmeos irá nos ensinar a não nos apegarmos muito às nossas escolhas, tudo é vivência, porém cabe o aprendizado de fazermos boas escolhas.
As formas de ensino poderão também passar por reformas! E aqui os mais novos em profissões podem apresentar suas queixas e serem ouvidos para que tenhamos reformas de ensino: melhorias.
Memes, piadas, fake news, coisas sem noção podem ganhar destaque.
Os talentos artísticos podem surgir em grandes quantidades, poderá haver um boom de talentos artísticos surgindo na dança, na música, na interpretação; as novelas e filmes podem ganhar destaque; os escritores de livros podem ser beneficiados, podem ter seus livros publicados/serem procurados pelas editoras.
Os locais turísticos podem ganhar muito movimento, as cidades que abraçam púbicos de outros locais poderão ficar lotadas de pessoas na rua! Inclusive o transito em cidades que já são grande pode ficar ainda mais intenso.
Gêmeos tem ligação com nossas mãos, braços e pulmões (problemas respiratórios), por isso, fica a dica para procurarmos por fazer checagem sobre essas partes do corpo.
Com Júpiter em gêmeos aprenderemos a fazer escolhas com sabedoria, aprenderemos a diversificar nossas experiências aproveitando as escolhas da melhor forma, aprenderemos sobre limites em um leque de opções, aprenderemos a ouvir mais, aprenderemos a ler logística, mesmo que na condição de executarmos multitarefas, aprenderemos a utilizar a sabedoria do ciclo anterior sobre o leque de opções que nos foi apresentado (2013), aprenderemos que não poderemos ter tudo!!!! Em suma, Júpiter em gêmeos ensina: cada escolha uma renúncia.
Plutão em capricórnio de 01/09/2024 a 19/11/2024
Plutão em capricórnio de 2008 a 2024: “o que mudou de lá pra cá?”, “o que rolou nos últimos 16 anos?”, “o que ainda não aprendemos sobre os assuntos capricornianos?”;
Plutão irá entrar no signo de capricórnio até o grau 29 (grau anarético): pedindo por uma finalização dos assuntos capricornianos com amadurecimento, sabedoria e maestria; aquilo que não se estruturou na energia capricorniana tende a desabar para ser reconstruído aos moldes da energia de aquário, apenas as estruturas firmes não irão cair “balança, mas não cai”.
Neste período Plutão conversa em sextil com saturno (em peixes, água gasosa) e em trígono com urano (em touro, terra): Plutão destrói/mata, Urano rompe/desestabiliza e peixes tudo dilui. Então, o alerta:
- estruturas podem desabar;
- mortes em massa podem acontecer;
- sistemas “consolidados” podem ser destruídos/perda de status/reconhecimento;
- grandes instituições de poder podem ser diluídas;
- chefes e líderes podem “cair”; líderes e chefes podem perder a noção de limites “como estamos no comando de nossas vidas/dentro no nosso ambiente de ação?”; poderão haver a “queda” de charlatões e líderes espirituais “existem líderes espirituais que se põem como verdadeiros anjos na terra?”; pessoas influencers podem ser “descobertas” quanto às suas manipulações;
- sonhos e ilusões podem ganhar clareza; são energias de limites de sabedoria consciência da realidade dos fatos;
- há a possibilidade de eventos como: terremotos, instabilidades climáticas, climas extremos, ventanias, tempestades de areia, chuvas de ganizo, tufões, ciclones, tempestades solares intensas, maremotos, tsunamis, assim como o desmoronamento de construções (edifícios, barragens, etc);
- a água está destruidora e a terra está instável: é interessante o alerta para toda a rede de esgoto das cidades, escoamento de água pluvais, recalque de água, assim como assuntos de tratamento da água (estações de tratamento de água);
- podemos fechar ciclos com muita maturidade: sem dramas, resistências ou lamentos; podemos ter o entendimento sadio de que tudo se finda (plutão) para que novas oportunidades (urano) possam surgir, sem apegos (peixes);
- podemos entender as ETAPAS DO PROCESSO de LIMPEZA, faxina e purificação de toda a destruição que poderemos passar para levar esse entendimento para as próximas construções que virão ao invés de ficar “metendo a loucura em choro e apegos”;
- diante das CRISES/ CAOS podemos ter um grande DESPERTAR da realidade e conseguirmos um maior entendimento sobre o que é levar uma vida mundana unida à vida espiritual: esse é o grande gatilho depois que se entende que vivemos em uma matrix sistêmica;
- podemos fazer MUDANÇAS em nossa vida entendendo uma QUEBRA DE PARADIGMAS sobre o velho modelo: velhas formas podem ruir, mas aqui vale muito a dica que se estivermos ABERTOS para as novas possibilidades e melhorias QUE PRECISAM SER FEITAS + se estivermos abertos para ENTENDER OS PROCESSOS QUE ESSA MUDANÇA NOS FAZ PASSAR = “teremos a faca e o queijo na mão!”. Poderemos RENASCER MAIS FORTES, MAIS UNIDOS E MAIS CONSCIENTES COLETIVAMENTE;
- temos tudo para uma grande mudança a nível mundial “será o gatilho para o surgimento de novas ordens de governo?”; quem colapsou/enlouqueceu, digo, adoeceu diante do que viu/trabalhou/experienciou “como se articular agora?”, esse MOMENTO É SEU!!!!
- diante do CAOS, reconstruímos o COSMO!
- vamos refletir MUITO SOBRE AS LIÇÕES DESSA MATRIX QUE VIVEMOS, VAMOS SER SÁBIOS PARA SABER LIDAR COM ESSE LADO MUNDANO CRUEL entendendo toda a nossa guiança de agora ao nos conectarmos com a nossa alma!
Mudança dos nodos lunares para o eixo (peixes - virgem): 11/01/2025 a 26/07/2026
1º Eclipse no eixo peixes - virgem (17/09/2024)
O Destino da Humanidade irá mudar em 11/01/2025, mas talvez já estamos sentido os efeitos dessa mudança, diante do primeiro eclipse (energia que acelera situações) nesse eixo, nos dando uma prévia sobre o que teremos por vir: “o que iremos encontrar de novidades sobre a energia de peixes?”, “o que chega?”, “o que finda?”
"Eu não consigo explicar o sentimento que tenho"

Diante do nodo norte em peixes e o nodo sul em virgem, aqui poderemos entender que a humanidade inteira irá trabalhar a dissolução de hábitos, repetições, crenças cristalizadas = paradigmas obsoletos da energia de virgem (energia de terra mutável), ou seja, aquilo que está no nosso automático sobre o nosso mundo material irá passar por transformações.
Com o nodo norte em peixes:
Iremos viver novas experiências sobre a energia pisciana, ou seja, iremos INOVAR sob a energia de peixes.
Vamos entender:
Faça um exercício de auto análise: a última vez que peixes esteve no nodo norte da humanidade foi em 2006 e 2007 “o que rolou neste período da sua vida sobre os assuntos piscianos (mais na frente escrevo como esta energia atua)?”, e antes disso, em 1988 e 1989.
Iremos passar por despedidas, desencarnes em massa, dores e sofrimentos (efeitos da energia pisciana), é um fechamento de ciclo pisciano (plutão irá entrar em definitivo em aquário e netuno e saturno entrarão em áries) algo que devemos entender como o surgimento de uma nova consciência sendo acrescido à humanidade sobre “aquilo que está além do que se vê”.
“conseguiremos entender o sentido da vida para além do nosso cotidiano/para além da nossa rotina robotizada?” (virgem)
Ficaremos diante de emoções e sentimentos profundos.
“eu não consigo explicar o sentimento que tenho”
“estou sentindo algo que não sei explicar o que é, só sei que SINTO; sei que estou entendendo alguma coisa que não sei explicar, não sei como me expressar, mas sei que tem algo dentro de mim que está me mostrando algo além”.
Iremos REVER nossos paradigmas, rotinas, hábitos diante dos sistemas que vivemos, na verdade, ficaremos diante de nossa responsabilidade sobre assuntos de saúde física e mental; se a nossa cabeça não estiver boa (peixes) o nosso corpo irá padecer (virgem), por isso o ALERTA: ISSO SERÁ PAUTA PELOS PRÓXIMOS 2,5 ANOS.
A dica:
Vamos prestar atenção aos sinais, às energias sutis, aos assuntos místicos, esotéricos e tudo relacionado a MAGIA!!!!!! Alerta para pessoas lógicas: permitam-se craquelar a racionalidade de vocês, isso também é ser inteligente, porém de uma outra forma.
Estaremos de frente com assuntos piscianos que AINDA NÃO CONHECEMOS!!!! É tudo relativo ao mundo quântico, intangível, vibracional “o que chega de novidade sobre isso para a humanidade?”
Estamos diante de fechamento de ciclos e OS SENSÍVEIS ESTÃO SENTINDO!!!!!! Porque estamos passando por um processo de mudança de frequência vibracional e temos a obrigação de ficarmos cientes disso para não nos deixarmos afetar. Teremos a difícil tarefa de levar todo o nosso conhecimento sobre virgem para nos ajudarem nos assuntos de peixes; iremos integrar à nossa vida assuntos sutis (com muita dor).
As pessoas que mais sentem esta energia se classificam da seguinte forma:
- os conscientes da sua energia: artistas (que tem contato com arte em geral, dança, atuação, fotografia, filme e pintura), médicos curandeiros de verdade (e não esses tabelados para ganhar dinheiro de hoje em dia, são os dotados de uma intuição curandeira), pessoas superdotadas (alerta crianças!!!!) e sensitivas (com dons de clarividência, audiência e lembranças de outras vidas);
- os não cientes da sua energia: os que se voltam para fugas da realidade, vícios (sexo, drogas, jogos), os que sentem as dores mas não conseguem canalizar a energia, os que vivem no medo e na criação de fantasias.