Tikun e as Mudanças em nossa vida
Tikun representa a transformação que viemos fazer nesta vida.
A cada nova vida que temos, nos é dada uma série de correções que necessitam ser reajustadas naquela vida específica. Essas correções representam a capacidade de transformar nosso eu evoluindo naquilo que temos uma fraqueza ou deficiência, através de condições internas ou externas.
Os nossos traços positivos apontam o que precisamos expandir para ser melhores, aumentando assim nossas capacidades. Já os traços negativos apontam o que precisamos corrigir para superar a nós mesmos!
As duas correções principais que podemos fazer são: TIKUN (correção, transformação) com nossos desejos e TIKUN (correção, transformação) com nossas crenças.
O Tikun com nossos desejos nos faz aprender a despertar o desejo de receber mais, porém aprendendo a receber mais para poder compartilhar mais, sem egoísmo. Devemos identificar onde bloqueamos nosso desejo de receber e onde bloqueamos o nosso desejo de compartilhar.

Basicamente no Tikun com nossos desejos, perante uma situação negativa não devemos esquecer do que aquilo realmente representa em nossas vidas que é o que de positivo pode nos representar.
Tudo o que acontece a nossa volta nos serve para nos inspirar a perceber nossos bloqueios em receber e compartilhar. Então, para realizar TIKUN com nossos desejos devemos aumentar o nosso desejo de receber e compartilhar.
O Tikun com nossas crenças nos faz aprender a agir com proatividade, garra e determinação, ter atitude diante dos fatos e encarrar a vida, acreditar em nós mesmos e em nosso potencial.
Precisamos aprender a injetar certeza naquilo que desejamos fazer e colocar isso em prática, pois nada acontecerá sem que antes tomemos uma atitude. E para revelar e compartilhar nossa luz é necessário acreditar que temos essa luz.
Precisamos identificar o que nos bloqueia e começar a praticar TIKUN
Os bloqueios em nossa vida podem representar um chamado para alguma transformação. Ao descobrirmos o bloqueio e buscarmos corrigir, estamos liberando e nos libertando de uma energia que nos impede de prosperar.
Não se esqueça que tudo o que nos acontece corrobora para nossa transformação.
O Zôhar nos diz que tudo pode ser mudado, pois não existem destinos selados. Até mesmo situações que consideramos impossíveis, se as entendermos corretamente e se realizarmos uma transformação perante essas situações, de forma proativa e espiritual, o Universo traz a solução.
Todos nós temos uma missão de vida nesta vida e todos os acontecimentos contam para essa missão, ou seja, os vários pequenos acontecimentos também são importantes, pois juntos somam uma grande transformação exigida de cada pessoa. Assim, lembre-se que tudo conta! Seja uma grande ou pequena ação ou situação.
TIKUN, KARMA (LIÇÕES CÁRMICAS E DÍVIDAS CÁRMICAS): qual a diferença?

A Numerologia Cabalística utiliza o termo KARMA para se referir aos aprendizados de vida que não conseguimos ter em vidas passadas, como as Lições Cármicas que se referem a faltas e falhas em nossa personalidade.
E os erros e crimes cometidos em vidas passadas que são as chamadas de Dívidas Cármicas por se tratarem de situações ocorrida em que estávamos em sã consciência e livre arbítrio mesmo sabendo que se tratava de um situação negativa.
Então, Karma trata apenas do indivíduo em si, de forma restrita e específica. Sendo assim, Lições Cármicas e Dívidas Cármicas são Karmas individuais em que cada um tem o seu específico e que devem ser reajustados por cada pessoa individualmente.
Já o TIKUN nos impõem uma responsabilidade coletiva, em que nossos atos irão corroborar para um mundo melhor e harmonioso, nos alertando que não adianta sermos bons e elevados só para nós mesmos, porque a nossa ação contagia outras pessoas, por menor que seja. E são os pequenos atos que transformam, pouco a pouco, a vida de uma pessoa e a vida como um todo.