Porção Semanal de Vaishlach – 04/12/2022 a 10/12/2022 – Filhos

O que significa ser filho de alguém?

Na Porção dessa Semana há o relato de dois filhos de Jacó, Simão e Levi sobre o ataque violento a uma cidade, com o intuito de salvar a irmã.

Tal ato foi feito sem consultar o pai, Jacó, e além disso, devido a maneira que foi feito, foi um ato repreendido pelo mesmo.

Para a Torah uma pessoa é considerada filha ou não de alguém a medida que busca tal pai (entendam como pai e/ou mãe) para pedir seus conselhos.

Em hebraico, a palavra “filho” está diretamente relacionada à palavra “construção”. Em outras palavras, “filho e construção” podem ser interpretados de duas maneiras: ser filho é aquele que constrói a sua vida ou ser filho é aquele que constrói alguma coisa no mundo com base nos conselhos que recebe dos pais (pai ou mãe, o mundo adora generalizar o termo, como vivo no mundo, me adequo).

Então, o que, de fato, é ser filho de D’us?

Ser filho de D’us é no sentido de que quando vamos fazer algo no mundo, buscamos os conselhos de D’us, através de seus ensinamentos Sagrados.

Há o reconhecimento de que não se tem todas as respostas de construção, há o reconhecimento da própria humildade e, assim, se constrói essa relação de pai e filho com D’us. Entende-se como como um ato de humildade apenas o fato de ir procurar o conselho de D’us, não necessariamente, aceitar. É dessa forma que se dá a construção dos nossos próprios valores.

De quem somos filhos? Ou.. de quem estamos querendo ser filhos?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *