Porção Semanal de Toldot – 20/11/2022 a 26/11/2022 – Deixar um legado, uma geração.

Voz e Braço

Nessa passagem Isaac quer abençoar um de seus filhos para que governe toda a nação, mas algo estranho acontece.

Esaú e Jacó são irmãos, os dois são filhos de Isaac, mas apenas um deles era o favorito para continuar seus feitos e esse favorito era Esaú. Esaú era o favorito para ganhar a benção, porque tinha o arquétipo de um homem peludo, forte, guerreiro e caçador.

Porém, no momento em que Isaac foi abençoar Esaú, Jacó utiliza de uma artimanha, se adianta e se disfarça com o intuito de ser ele a receber a benção e não seu irmão, Esaú.

Ao contrário do que muitos pensam, Isaac entendeu tudo o que estava acontecendo, ele reconhece a voz doce de Jacó com seus braços cobertos com uma penugem de ovelha para se disfarçar de Esaú.

Isaac reconheceu a maracutaia toda, mas mesmo assim, deu a benção a Jacó. Naquele momento, ele entende que Jacó está preparado para governar a nação, porque apesar de não ter um físico de um guerreiro, conseguia driblar isso muito bem.

Isaac não poderia deixar de lado a parte intelectual de Jacó que era realmente avançada, havia estudado muito a Torah, conseguia pensar antes de agir, tinha uma conexão espiritual forte e ao fazer uso dessa artimanha para ganhar a benção, mostrou então, que sabia usar Guevurá (criada por D’us para conseguir organizar o mundo. D’us fez vários testes antes de criar tudo, até achar o jeito mais viável).

Qual o ensinamento?

Nós temos que ser essa voz de paz, tolerância e respeito mútuo, mas não podemos viver somente em busca de bondade, para viver nesta camada em que vivemos, as vezes, nossas mãos precisam ser como as mãos de Esaú.

É preciso se levantar de maneira forte e corajosa para defender certos ideais, ou seja, nós temos a obrigação de fazer esse aspecto Guevurá em nós.

Temos que ser um guerreiro que nunca para de buscar a paz.” Se queremos deixar um legado na vida, temos que misturar os atributos da Árvore da Vida, caso contrário, nossos descendentes não irão conseguir criar sua nação ou nós não iremos conseguir fundar nossa nação.

Sem Guevurá, a gente consegue entender, na prática, que a vida assim não se sustenta. É somente quando conseguimos juntar dois atributos que conseguimos construir algo com fundamento, solidez e talvez, existência eterna.

Briga no Ventre

A mãe de Esaú e Jacó quando grávida, sentiu a briga dos seus filhos no ventre, ela assim entende, porque foi a resposta de D’us para o incomodo no seu ventre.

D’us responde que as duas crianças são duas nações que irão nascer de seu ventre, com dois povos, um será mais forte que o outro e o mais velho servirá ao mais novo.

Um dos sábios defende a ideia de que as duas crianças devem ser entendidas como o coração e o fígado do corpo humano uma vez que essa luta é caracterizada por uma luta explicada na medicina cabalística, uma luta que sempre existiu em termos de importância.

As duas nações são representadas pelo coração e o fígado mostrando duas nações com funcionalidades diferentes, produção divergentes, regras dissonantes.

O mais velho é o maior, o fígado e mais novo, é o menor, o coração. O fígado é a ação, é a parte material, está em um nível mais baixo, ligado a remover as impurezas do corpo. O coração está mais alto (na Kabbalah a altura dos órgãos caracteriza seu nível de importância) e representa o aspecto espiritual do corpo, ele mantém a alma e a permissão do sopro da vida (está ligado ao pulmão também). O fígado (Esaú) serve ao coração (Jacó).

Esaú e Jacó então é parte da representação do sistema médico que temos, físico e espiritual, defendido pela Kabbalah.

Fígado

Esaú nasce vermelho e, na maturidade, se torna um guerreiro. Esaú representa o fígado, está ligado a Guevurá, sephirot da coluna da esquerda da Árvore da Vida.

O fígado representa o esforço que Esaú tinha, porque o trabalho do fígado é muito mais árduo, em termos físicos, comparado ao trabalho do coração.

Porém o fígado tem a energia de atrair o sangue para si, absorve muito, mas entrega pouco, mostrando aqui uma característica do EGO, já o coração tanto atrai como entrega o sangue o tempo inteiro.

O fígado é maior, porque serve ao coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *