Passas

Passas – Shemini – 11/04/2023 – Parágrafos 82 e 83 do Zôhar
Medicina Cabalística, simpatia Cabalística das Passas
Qual o valor das passas pela Kabbalah?
A mulher amada está doente de Amor (pela Kabbalah dá pra ficar doente de Amor) e ela pede para as amigas um bolinho de passas.
Aqui a primeira coisa entendível nesta parte da Porção é quando você está tão querendo algo que não tem, você passa mal fisicamente/de Amor por querer alguém que não tem. Os rabinos citam como os sábios descrevem o que sentiriam quando se tem isso: “o joelho fica fraco e líquido como se fosse água”.
A segunda coisa entendível é no caso, não necessariamente, um Amor carnal, é quando se quer muito uma coisa e passa mal por não tê-la.
E aí, no ensinamento, quando se está neste estado, comer um bolinho de passas seria bom, porque esse bolinho de passas revigora a pessoa, dá energia/fogo, no sentindo carnal ou o sentido de ânimo novo.
Não somente nesta parte da Porção há a referência das passas no meio das escrituras Sagradas, Oseias cap3, versículo 1, também liga o Amor ao bolinho de passas.
A simpatia cabalística é a seguinte: se está querendo encontrar Amor na sua vida ou se tem alguém que quer e não consegue seria interessante comer esse bolinho de passas para atrair Amor.
No livro de Samuel, o Rei Davi quando leva a arca para Jerusalém, na festa é servido esse bolinho de passas. Então, se aprende que é interessante bolinhos de passas em tempos festivos também, nas ocasiões de celebração.
Energia da comida

Energia da Comida – Shemini – 12/04/2023 – Parágrafos 84 e 85 do Zôhar
O cuidado que a gente tem que ter com o tipo de alimento que a gente ingere. E, em especial, sobre o cuidado das bebidas, os líquidos, porque absorvem muito facilmente a energia.
Dentre os líquidos, o Zôhar fala dos vinhos e alerta para uma categoria de bebida que devemos tomar muito cuidado para não bebê-lo com energias negativas. O vinho pega muito facilmente a energia de quem o tocou (no barril, na garrafa..), o ideal, segundo O Zôhar, seria produzir o próprio vinho etc, mas como isso é impossível, o ideal é que antes de beber o vinho, se faça uma benção com o intuito de eliminar alguma energia negativo que pode haver no vinho, porque, realmente, o vinho, é uma bebida muito sensível.
O vinho, principalmente antigamente, era muito usado em rituais de idolatria, para fins idolatras e o jeito de anular isso era fazendo esta santificação.
Bom, mas isso vale para todos os alimentos, mesmo os sólidos, o que acontece é que no caso dos líquidos, absorvem mais, estão mais suscetíveis às energias negativas.
Convite

Convite – Shemini – 13/04/2023 – parágrafos 86 e 87 do Zôhar
Outras formas de lidar com influências negativas ao pegar no vinho:
Além de fazer uma benção no vinho que irá beber, convidar outras pessoas para compartilhar o vinho/ tomar o vinho em conjunto, é uma boa forma de proteção.
Então, tomar um vinho sozinho, deixa o líquido ainda mais suscetível, caso ele já tenha, no tato/toque/lugar onde foi armazenado, pegado, energia negativa.
A outra forma de interpretar o ensinamento é que o convite para tomar vinho, pela lógica, traz a ideia da companhia/energia de outras pessoas/grupo, aqui eu quero me referir à ideia de não estar sozinho: também pode tirar energia negativa do vinho; uma vez que, é possível fazer uma analogia à certas escrituras que diz claramente que, andar sozinho em certos lugares, do tipo ruinas/mata/ruas escuras, pode ser perigoso/nos deixa mais suscetível às negatividades.