Estado de Presença

Niitsavim significa “estar presente”.
A presença aqui pode ser física ou espiritual. Em especial, quando pensamos no que a Internet fez com a nossa vida, com o uso de tecnologias; no lado positivo, o Internet trouxe um mundo de oportunidades, possibilidades, expansão de horizontes, conexões e comunicações expandidas, enfim, o acesso ao conhecimento foi o setor que mais levou vantagens, inclusive, no pós pandemia, porém é fato, que infelizmente, entre os mais jovens, a Internet atrapalha o estado de foco, atenção, muitas vezes estamos ouvindo alguma coisa e sem olhar para a tela do computador, não conseguimos focar a nossa atenção; ao falar com uma pessoa, por exemplo, nossa comunicação fica totalmente vulnerável a diferentes interpretações, nossa capacidade interativa com as pessoas foi realmente reduzida, estamos acostumados a não falar mais olhando no olho da pessoa, ou ainda, perdemos o hábito de conversar com as pessoas sem perceber os sinais, as expressões faciais.
Quando temos que prestar atenção a alguma coisa, isso nos chama para um estado de presença. Essa Porção, portanto, fala da importância de estarmos presentes, pelo menos, para as coisas importantes da vida, como o ator de conversar com alguém.
Nessa Porção Moisés na sua fala diz “eis que estou falando com vocês que estão presente, mas também com aqueles que não estão aqui hoje.” E o contexto é que Moisés estabelece um pacto entre D’us e o povo, com D’us e TODOS, inclusive os mortos e os que estão ainda estão por vir.
Então, quando falamos de um estado de presença, estamos presentes e conosco vem todo um legado que nos acompanha, porque somos frutos de todo um momento histórico, para estarmos aqui hoje pessoas se antecederam e morreram. Somos o que somos por conta dessas pessoas que morreram, então quando ficarmos em estado de presença precisamos trazer as pessoas do passado, e não só as do passado, mas também as do futuro e não só pessoas, mas também atos!
Você é o que é porque tem legados, erros, frustrações, você tem um histórico! Você é seus desejos, vontades e projeções! Então se você quer interagir com alguém leve tudo isso!
Se assim não fizer não estará sendo integral, não estará totalmente presente em uma situação. Para você ser realmente completo tudo isso tem que estar presente: seus mortos do passado e seus filhos por nascer! E quando isso acontece você está tendo uma revelação divina. Isso é o necessário se você quiser uma revelação divina! Não dá para estabelecer um pacto eterno com o divino, querer sentir a presença divina sendo pela metade, sendo apenas parte de você! Você só consegue sentir D’us na montanha e fazer um pacto com Ele sendo TUDO O QUE VOCÊ É, com toda a sua imperfeição, seu passado, seu presente e seu futuro! Se você quer ter uma experiência mística completa você deve estar EM COMPLETUDE! “Estamos aonde a nossa mente está”.