Quíron no céu se encontra entre Saturno e Urano.
Quíron está no signo de Áries desde 2018 e ficará até 2026. Como a órbita de Quíron é muito elíptica, o planeta permanece muito mais tempo em alguns signos do que em outros – demora cerca de sete ou oito anos em Peixes e em Áries, porém apenas cerca de dois anos ou menos em Virgem e em Libra.
Quíron está em Áries, o que significa dizer que ele está agora no “helion point”, ou seja, em uma posição mais afastada do Sol e mais próxima a Urano. Mais precisamente, Quíron esteve exatamente no “aphelion” na metade de maio/2021 e desde então está indo devagar, bem próximo aos passos da órbita de Urano.
Se nós pensarmos na órbita de Saturno, ele tem o significado de um general, por uma série de motivos, mas também porque seu ciclo pode ser convenientemente dividido em quatro partes aproximadamente iguais. Porém, ao nos referirmos sobre o que precisa ser estabelecido, deveremos ser gratos a ele, uma vez que é com sua energia que construímos e estruturamos as coisas, ele coloca tudo em ordem, agindo em nossa defesa.
E acreditem: Saturno nos empurra a fazer escolhas ao nos depararmos com coisas que não estão profundamente alinhadas com nossas intenções. Saturno nos ensina que devemos limpar o espaço, essa é uma das qualidades da disciplina de Saturno e é assim que ele pode agir em nossa defesa, ou melhor, em nossa defesa psicológica: nos levando a remoldar crenças e padrões emocionais, porém com o intuito de não nos mantermos presos.
Saturno nos empurra para um caminho alinhado com os passos de nossa alma agindo em nossa defesa, no sentido de, nos deixar conscientemente antenados a respeito daquilo que nos mantém aprisionados, de repente, sobre alguns hábitos e padrões de pensamentos. E Quíron, enquanto percorre sua órbita em um signo de fogo sai jogando faíscas por onde passa, ou melhor, jogando faíscas de luz exatamente sobre os tipos de padrões que nos restringem e que, provavelmente, nos faz sofrer a alma, então podemos entender que é um tipo de liberação de energia. Certo?
Porém, devemos entender também que o trabalho de Saturno é manter as coisas em uma estruturação, logo, Saturno mantém as coisas por um certo tempo de duração, mas ele mantém somente as coisas que estejam alinhadas com os nossos padrões psicológicos. Por isso que diante de uma situação de transição (Urano) poderemos sentir dor. São novas ideias, novos padrões de comportamento, novos padrões de pensar. Inevitavelmente sentiremos medo e confusão mental uma vez que estamos diante da mudanças de nossos padrões psicológicos já estruturados e enraizados.
Com Quíron próximo de Urano e mais afastado do Sol poderemos sentir uma tremenda sensação de ISOLAMENTO, porque o Sol é associado ao nosso coração (leão) e então aos “inner planets”, ou seja, todas as nossas energias pessoais: os nossos valores pessoais, os nossos pensamentos, enfim. E nesta condição de Quíron (afastado do Sol e dos “inner planets”) existem dois planetas sociais entre eles, Saturno e Júpiter, então esses planetas sociais funcionarão como uma ponte entre eles. Por este motivo, no momento em que estamos passando por isso, nós podermos ficar muito mais INDIVIDUALIZADOS, muito mais ISOLADOS, de repente até, lendo diferentes tipo de artigos, até mesmo científicos e medicinais diante das melhorias de acesso a essas publicações que temos hoje “será a forma de não ficarmos tão isolados assim?”.
Podemos interpretar que vivemos uma PRAGA DE SOLIDÃO, que pode ser uma solidão literalmente física ou psicológica. E como passar por esse momento da melhor forma?
Uma interessante forma de pensarmos é que com Quíron em Áries poderemos entender outro tipo de “heroísmo”: “será uma transformação sobre a nossa forma de pensar sobre o arquétipo do herói em nossas vidas? Seria a RECONFIGURAÇÃO do nosso conceito de herói? Seria um nascer de um herói muito mais alinhado com o que diz o nosso coração? Seria um herói cheio de coragem em agir seguindo nosso coração?”
O nodo lunar norte está em áries e o nodo lunar sul está em libra e durante 2023 e 2024 plutão, em um momento de mudança de signo muito forte, quadra os nodos algumas vezes: e aqui podemos entender que estamos em um momento de puro alinhamento das energias do Sagrado Masculino e as energias do Sagrado Feminino. Com Libra poderemos encontrar equilíbrio e harmonia em relacionamentos saudáveis, digo, corretos. E com Áries, podemos encontrar conexões através das nossa própria expressão do selfie. Aqui os diversos tipos de gêneros poderem redefinidos e reconhecidos, por exemplo. Poderemos nos conectarmos com a energia de MAAT, um princípio do arquétipo egípcio de encontrar relacionamentos corretos com TUDO ao nosso redor (inclusive com a natureza).
Coisas que podem acontecer com as quadraturas de Plutão e os nodos lunares: (atualizarei depois)
Com Saturno no signo de peixes poderemos considerar esse momento muito favorável para a derrubada de formas existentes na sociedade; Saturno está trabalhando nas nossas fronteiras, nos nossos limites, poderemos regulamentar muita coisa, porque Saturno em peixes traz a linda qualidade de ser muito mais flexível do que ele é.
Então diante dos colapsos: podemos deixar o nosso coração respirar como deve, podemos procurar por mais meditações, podemos criar atividades criativas, podemos nos permitir sentir o sentimento de nossas experiências, podemos compartilhar ideias e estabelecer conexões através destas, podemos criar redes de apoio, circunstâncias, um local, um tempo enfim, em que poderemos mergulhar em nós mesmos em uma corrente de cura, com peixes, permitindo que isso flua muito bem. Se nos sentirmos sozinhos, poderemos nos reencontrar.
Forte abraço,
Dênise Rosa
Esse artigo é baseado nos estudos de Quíron de Melanie Reinhart.

