Plutão em aquário
Plutão entrou no signo de aquário em 19/11/2024 e transitará por este signo até 2044.
- Qual casa astrológica (quais casas astrológicas) Plutão em aquário irá transformar?
- Quais são os temas principais relacionados às transformações que Plutão irá atuar?
- Quais os tipos de desafios naturais poderemos esperar?
- E qual a orientação para navegarmos melhor por essa evolução?
Procure na sua mandala astrológica natal pelo signo de aquário e qual casa (ou quais casas) astrológica ele corresponde.
Plutão em aquário nas casas astrológicas
Plutão em aquário transitando a Casa 1:
Temas relacionados:
- auto – identidade;
- senso de direção;
Irão haver transformações quanto ao senso de identidade e a maneira como sempre foi entendida a parte mais profunda do seu propósito de vida.
Plutão começará a trazer para a superfície todas as camadas de identidade ou auto identidade que você sente que há um senso de direção dentro de sua vida que você sempre tomou, neste sentido, Plutão começará a trazer à tona todas as suas conexões emocionais com os Reinos da realidade, dizendo: “ei, isso está desatualizado, isso não funciona mais para você, parece que essa não é mais a maneira como você se vê.
Ou seja, conforme você passa por esse processo de Plutão transitando na sua casa 1, Plutão trará à tona onde houver camadas de apegos emocionais em relação ao seu senso de identidade.
Você vai, então, questionar-se “essa é realmente a direção para onde quero ir?”, ao fazer isso, você se verá começando a confrontar e a se afastar de coisas que não ressoam mais com você.
À medida que você começar a se desconectar emocionalmente de partes de si mesmo que não ressoam mais com você, porque não há senso de autenticidade nisso, você começa a sentir que há um mundo aberto inteiramente novo que começa a emergir.
Parte desse mundo aberto significa que você nunca o explorou antes; você nunca foi nessa direção, nunca experimentou as coisas que estão nessa abertura. E, como a nossa necessidade de segurança é acionada mediante às transformações de Plutão, você pode começar a sentir a sensação de ansiedade “oh, posso realmente fazer isso?”, “essa é a direção que devo seguir?”, “como faço para identificar essa nova personalidade emergente que está presente, mas que não parece tão familiar?”
Isso é natural, faz parte do processo e ocorre simplesmente porque seu senso de conexão emocional com esta nova direção ainda não está totalmente formado; a única coisa com a qual você pode contar é este reconhecimento instintivo de que esta é a direção que você deve seguir, estas são as novas direções que deve dar à sua energia e, consistentemente, continuar abordando as partes de você que não parecem mais reais e alinhadas com seu senso de autenticidade.
É assim que você processa esse trânsito, você vai emergir em novas realidades. A dica é: permitir-se estar aberto ao feedback ambiental das pessoas de certas circunstâncias, porque esse feedback ambiental atuará como uma caixa de ressonância para o que suas emoções dizem a você “essa direção que estou tomando, na verdade, não parece mais tão boa” ou “essa experiência em que estou embarcando, embora tenha instintivamente me puxado para esta direção, não me parece ser a correta”.
Então, você começa a perceber e prestar atenção a esse feedback do som do ambiente e você começa a ter uma melhor noção “do que realmente parece correto e o que não parece correto para você” X “o que não parece consistentemente correto para você”.
Por isso, continue se permitindo ter curiosidade e abertura para aventuras e novas experiências, até que você começará a ver rapidamente que a conexão emocional com esse novo mundo aberto no qual você está prestes a embarcar, isso ficará cada vez mais em foco, e você começará a ver um padrão e uma direção emergirem. Apenas continue se permitindo.
Plutão em aquário transitando a Casa 2:
Temas relacionados:
- auto estima;
- relacionamentos internos – o relacionamento de com você mesmo;
- segurança financeira;
- recursos disponíveis;
Irão haver transformações em torno dos relacionamentos pessoais – como você se vê e como você se entende. É um mergulho profundo sobre o que significa “ter um forte senso de estabilidade e um sentimento de segurança e firmeza debaixo dos seus pés.”
Enquanto Plutão transita a sua 2º casa, ele irá trazer à tona velhos padrões passados de sistemas e crenças de impressões que você adotou e que você vê através de si mesmo.
Em outras palavras, o seu relacionamento interno consigo mesmo será questionado ao mostrar onde há partes de você que não foram integradas de maneira tal que o beneficiem, Plutão irá expô-las, dizendo: “vamos nos livrar dessas coisas agora mesmo, ok?”.
Durante esse período, quando você começar a trabalhar a sua autoestima, você começará a perceber que seu “senso de necessidades” também se tornará foco e será questionado “quais são as suas necessidades?”.
Sabe-se que a conexão com as necessidades essenciais é parte do arquétipo touro, então Plutão irá fortalecê-lo neste sentido “onde você não entende o quão importante essa necessidade é?” e quando você começar a explorar e investigar a relevância dessa experiência ou situação em sua vida, você começará a descobrir que existem necessidades dentro de sua paisagem emocional e psicológica às quais você deseja dar poder e Plutão trabalhará neste processo.
Uma grande parte dessa experiência é o reconhecimento de que existem certas coisas que você pensava que realmente tinha significado e valor em sua vida, mas não estão mais ressoando com você “ei, isso está te segurando, vamos nos livrar disso, vamos deixar passar adiante”, diz Plutão, podendo trazer à tona o sentimento de doação e desapego para você “eu não preciso mais disso, posso passar adiante, porque não vejo mais valor em minha vida”.
Enfim, basicamente você passará por um processo de desapego e irá perceber que coisas que realmente tinham valor ou significado não terão mais, devido ao fato de que você pode ter ao longo de um período de tempo, mudado sua atenção para coisas diferentes deixando “as coisas em sua vida espalhadas”.
O desafio aqui é que Plutão também vai fazer perguntas realmente importantes, como “quão estável você é em sua vida em termos de bens materiais?”, “como funciona a sua vida financeira?”.
Plutão irá lhe ensinar essas questões por meio de experiências que desafiarão seu senso subjacente de segurança; são experiências que, muitas vezes, parecerão que estão “puxando o seu tapete”. Mas aqui, precisa entender que a tendência das energias de touro é a estagnação – e o que Plutão irá fazer é separar essa energia que está estagnada ou que se tornou complacente para renová-la. Às vezes, esse choque subjacente poderá remover algo do seu ambiente e isso o abalará.
Porém, à medida que você investiga, explora e confronta de suas experiências desafiantes quais são suas limitações, você realmente começa a se beneficiar. Plutão transitando na 2º casa em aquário irá levar você para uma versão mais forte de si mesmo.
A dica: é seguir sempre em frente ao se deparar com certas experiências que podem parecer que “seu tapete foi puxado para baixo de seus pés”, criando a consciência de que essas experiências irão acontecer para expô-lo a ver quais são suas necessidades essenciais, entender quais recursos você tem ao seu redor e continuar a melhorar seu senso de valor e autoestima – contribuindo e explorando coisas que realmente lhe deem um senso mais forte de um tapete movendo-se sob os seus pés.
Plutão em aquário transitando a casa 3:
Temas relacionados:
- seu processo de pensamento;
- a maneira como vê e entende intelectualmente o mundo;
Plutão irá começar a trazer à tona onde há partes do seu pensamento que se tornaram obsoletas. Plutão adora expor o que se tornou obsoleto dentro da nossa Consciência, o que perdeu sua vida, o que não é mais real e relevante para nós em termos de evolução pessoal. Então, Plutão se movendo pela 3º casa traz à tona onde há estruturas intelectuais dentro da sua percepção do mundo – as informações você absorveu na sua vida – que essencialmente não são relevantes para o futuro.
Conforme você cresce, você vai sendo exposto a certas opiniões, ideias e perspectivas de todas as pessoas ao seu redor. E, dependendo da sua natureza de ser, poderá ter adotado alguns desses sistemas de crenças dessas pessoas, ou ainda, poderá ter rejeitado ou se rebelado contra eles.
Plutão transitando pela 3º casa irá dizer: “aqui estão todas as estruturas filosóficas e intelectuais subjacentes que você adotou e internalizou, esteja você ciente delas ou não”, e expor onde existem estruturas que não estão mais funcionando para você.
A maneira como provavelmente isso irá acontecer será por meio de muito confronto intelectual com as pessoas. Por isso, não se surpreenda se você se encontrar na condição de começar a entrar em alguns conflitos acalorados e em meio a argumentos sobre opiniões diferentes a respeito dos mais diversos assuntos, porque o que Plutão quer fazer é levá-lo a um diálogo natural com as pessoas e ele fará isso colocando suas ideias naturalmente em conflito e em atrito com os outros durante o momento em que transita por sua 3º casa.
Mas isso não é para ser encarado como algo ruim ou como algo errado, o que está acontecendo é que para que a evolução aconteça precisa haver algum atrito, precisa haver uma espécie de colapso ou uma colisão de ideias diferentes que o força a então refletir profundamente sobre a maneira como você estrutura intelectualmente seu mundo, aprofundando ainda mais a sua compreensão do mundo de uma forma intelectual.
O desafio natural é que, como Plutão nos remete ao tema “se sentir seguro”, podemos interpretar que você, neste momento, de encontra ainda mais fixado em suas próprias ideias, opiniões e perspectivas, porque é a forma que tem de se sentir seguro. E, se é assim que acontece ok, mas você irá descobrir que terá experiências em que as pessoas terão um pouco mais de informação do que você ou você se verá em um conflito “eu quero me apegar a esse sistema de crenças porque a percepção da necessidade de aprender mais ou me expor a perspectivas da realidade que eu não conhecia é demais pra mim, eu não aguento, então eu só quero manter o meu quadro de realidade unido”.
Logo, embora essa experiência possa ser um choque intelectual, a beleza desse trânsito e dessa experiência real é que ele acontece para ampliar sua perspectiva, ou seja, para abrir a sua mente. É algo como expor e desafiar as estruturas pré-existentes do seu pensamento e dar a você a possibilidade de se abrir para estados mais vastos da realidade.
Se você estiver aberto a essa maneira de pensar, você se verá gravitando em direção a novas cosmologias, novas perspectivas e adotando com curiosidade novas ideias. E você não tem que aceitar essas ideias ou essas explorações como verdade, esse é o segredo de Plutão transitando pela 3º casa: é você estar realmente aprendendo como formar um conjunto de realidade estruturada que é baseado na sua experiência direta.
Em outras palavras, conforme você vai vivendo sua vida, você vai adotando opiniões, perspectivas e pontos de vista, ou seja, naturalmente será orientado para o que todo mundo diz e quais informações estão lá – há uma sobrecarga de dados – mas não necessariamente, você deve saber exatamente qual é a verdade central ou a filosofia central que você se alinha. Com plutão transitando pela 3º casa, você está reunindo informações, está explorando coisas novas, está naturalmente entrando em conflitos de ideias, o que é bom, porque o leva a explorar mais, com mais curiosidade, em de vez de estagnar “isso é verdade e pronto”.
A curiosidade entra em seu mundo e você começa a se abrir, então você cai em um estado ainda mais profundo de busca e começa a explorar as razões subjacentes pelas quais você ressoa com certos conjuntos de dados, simplesmente pelo fato de que existem certas informações que falam profundamente com você quando começa a explorar e a descobrir exatamente como você pensa e como você coloca o mundo junto – então é algo sobre um trabalho de individuação de ideias consensuais e um retorno a uma individuação de sua própria perspectiva, seu próprio ponto de vista que é formando com base em sua própria exploração.
Plutão em aquário transitando a casa 4:
Temas relacionados:
- segurança interna;
- segurança da própria casa;
- resiliência e autossuficiência emocional;
Plutão passando por sua 4º casa, a transformação se dá em torno do que realmente significa sentir-se “emocionalmente seguro dentro de si mesmo” e também sobre o entendimento da essência mais profunda sobre o que “lar e segurança” realmente significam.
Então, à medida que Plutão se move por este local, ele começará a trazer à superfície e a realizar sua evolução, “qual é o seu centro de gravidade em um nível emocional?”, “o que a segurança emocional realmente representa para você e onde tem inseguranças emocionais subjacentes?”
Parte desse processo de Plutão passando por sua quarta casa, deseja fortalecer a “confiança emocional em si mesmo” e Plutão faz isso trazendo à tona/à superfície suas inseguranças emocionais. Pode ser que se sinta, por muitas vezes, muito opressor com suas emoções – especialmente se já não for uma pessoa emocional – “ei, você está realmente sentindo muito mais do que sentiu no passado?”. Esse é um desafio natural que surge, mas o tema da “resiliência e autossuficiência emocional” é onde Plutão deseja fortalecer você.
Outro aspecto deste trânsito é levar a pessoa para uma conexão profunda sobre o que sua casa realmente significa para você mesmo. À medida que Plutão vai transitando por sua 4º casa vai querendo capacitar você dentro do contexto do seu ambiente mais imediato, “o que lar significa para você?”, então é como se ficasse mais atento e começasse a prestar mais atenção sobre qual é a sua sensação de segurança; sobre como você vivencia sua segurança; e sobre, quais tipos de limites você estabelece que criam a sensação interior de lar e segurança dentro de si mesmo.
Muito provavelmente olhará para a estrutura familiar ao seu redor e começará a examinar a realidade emocional de todas as pessoas que você criou/convive, incluindo a sua mãe, então não se surpreenda se estiver explorando algum material ancestral profundo com Plutão transitando pela 4º casa, uma vez que é para trazê-lo a uma conexão mais profunda com suas raízes ancestrais.
Plutão quer impulsionar a pessoa para uma conexão mais profunda com seu estado de ambiente doméstico imediato e também para o que moldou seu senso emocional de identidade.
Plutão na 4º casa traz esses temas profundos à medida que essa experiência acontece, como explicado, o desafio natural é encontrar e ter que enfrentar sentimentos de opressão em nível emocional elevado: são sentimentos que se tornam emocionalmente conscientes e que deixa a pessoa hipersensível a essas inseguranças subjacentes, podendo se transparecer em crenças de que não é capaz ou de que não é forte o suficiente para ser capaz de lidar com o mundo novamente.
Na maioria das vezes, isso ocorre porque, de repente, seu senso de identidade se tornou mais conectado aos reinos emocionais sutis de sua vida, isso é natural. É o momento de se ajustar! Quando começar a ficar mais confiante e mais confortável com esse estado de realidade, começará a ver que há uma outra fase nesse processo que é a investigação e a cura emocional profunda até que finalize este trânsito.
Não se surpreenda se, achar-se completamente diferente em termos da maneira como relaciona-se consigo mesmo quando este trânsito ocorrer, é uma experiência incrivelmente fortalecedora e que quer quebrar absolutamente todos os padrões emocionais que não são mais reais, com o intuito de ter como resultado final ser você mesmo em um nível emocional mais profundo e seguro.
Durante este trânsito certifique-se de priorizar sua segurança emocional, certifique-se de que está descansado emocionalmente o suficiente, certifique-se de também explorar a dinâmica emocional subjacente que emerge à superfície, certifique-se de registrar suas emoções em um diário, é uma ótima maneira de se conectar com as emoções ou encontrar alguém com quem possa conversar e que o ajude a melhorar sua inteligência emocional, explorando diferentes ferramentas e temas. Essas são ótimas maneiras de processar esse trânsito e chegar à versão mais fortalecida de si mesmo.
Plutão em aquário transitando a Casa 5:
Temas relacionados:
- expressão criativa;
- alegria;
- autenticidade dentro dos relacionamentos românticos;
Plutão quer realmente transformar o conceito de “alegria” para você ou a forma como o tema “alegria” aparece em sua vida. E isso, definitivamente, trará à tona os temas da realidade e uma conexão mais profunda dentro dos “relacionamentos românticos“, assim como sobre o significado sobre o que é “expressão criativa“.
A maneira como Plutão representa tudo isso é trazendo à tona onde há partes de você que sentem falta de alegria: ou seja, “exatamente onde” a vida se tornou meio monótona, mundana e você não se dá a permissão para ser “mais infantil” nas atividades e experiências que tem em sua vida.
Enquanto Plutão transita a sua 5º casa traz isso à tona: aonde existem “apegos emocionais e inseguranças” para certas decisões e escolhas que você tem que fazer em sua vida que negligenciam essa parte infantil interior de você que deseja mais espontaneidade, mais criatividade e mais liberdade para estar em um estado mais leve de ser.
“ei, é aqui que você pode priorizar uma extensão excessiva de responsabilidade e trabalho de capricórnio, por isso é aqui que é preciso haver mais algum tempo para equilibrar esse peso com coisas que são mais alegres e criativas”, diz Plutão.
Plutão também trará à tona onde seu “senso de expressão” está sendo reduzido ou onde você não tem o poder de expressar-se, fazendo-o questionar-se: “ei, é aqui que eu quero me expressar?”.
Então, não se surpreenda que enquanto Plutão transita pela sua 5º casa você se sinta imbuído a expressar mais criatividade e a desejar fazer coisas mais coisas criativas e expressivas, por exemplo: chegar a falar em público ou chegar a ir para qualquer coisa que represente criatividade ou expressão de criatividade.
Mas aqui também se pode ter essa experiência através de “eu sinto este instinto, mas na verdade não faço isso”.
Então, podemos entender que existe uma vontade de querer romper com qualquer sistema de crenças e desafiar essas definições pré-existentes sobre o que se pensa que é capaz de crescer “além disso” e realmente começar a desfrutar algumas maneiras que você gosta de trazer cor à sua vida.
E por falar em cor em sua vida, claramente seus relacionamentos românticos também serão questionados. Você pode ter um desejo ou necessidade de criar mais intimidade no seu relacionamento afetivo de uma forma divertida e criativa.
O desafio natural do trânsito de Plutão pela 5º casa é sobre os “apegos emocionais” inconscientes: “será se vou conseguir me expressar, será se vou começar um canal no YouTube, será se vou começar a cantar, será se estou sendo impulsionado para aquele trabalho que exige que eu seja muito mais orientado publicamente bem? Ahhh! Enfim, o que acontece se eu for exposto? “.
Então, aquela vulnerabilidade subjacente de se expor por meio dessa expressão e depois de ter o feedback das pessoas que você conhece, julgando ou ridicularizando você, são os desafios naturais que vem junto com esse posicionamento. Mas isso não significa que você não deva, de alguma forma, evitar isso. Podemos interpretar que você deve se dar tempo e espaço para crescer nessa identidade e nesse papel. Não apenas entre “na experiência”, a menos que esteja sentindo-se realmente corajoso e realmente queira fazer isso, porque pode ter um efeito negativo onde “você vai e faz isso”, de experiência – caso estiver em uma desconexão.
Então, trata-se de seguir aquele instinto progressivo de continuar avançando e se expressando mais e seguindo algo que é alegre e criativo e, absolutamente: permitir-se mais criatividade em sua vida.
A tendência aqui com Plutão nesta colocação também sobre relacionamentos românticos é que à medida em que a sua autenticidade começa a tornar-se mais forte para você, você pode notar “onde falta” nos relacionamentos.
Diante desses desafios, o que precisa fazer é enfrentá-los vocalizando-os e encontrando maneiras mais criativas de renovar sua centelha divina, ou ainda, “vá e encontre alguém com quem você sinta que pode ter essa energia criativa”.
Logo, a sabedoria com Plutão transitando em sua 5º casa é conseguir priorizar mais criatividade, mais experiências de alegria e comportamentos semelhantes aos da criança interior que culminam na abordagem daquele sistema de crenças subjacentes que você pode ter dentro de si mesmo “eu não deveria permitir isso” ou “em que você não é você”, e até mesmo, se está agindo “como quem está sendo preguiçoso”, etc. Esse é o momento de curar aquela parte de você que provavelmente foi negligenciada por um longo período de tempo por conta de um certo conjunto de sistemas de crenças que ofuscaram sua criança interior. Assim como esse é um ótimo momento para explorar se você está em um relacionamento para experimentar novos padrões de trazer alegria e criatividade para a sua vida.
Plutão em aquário transitando a Casa 6:
Temas relacionados:
- trabalho;
- saúde;
- senso mais profundo de significado sobre o conceito de “servir”;
Irá ocorrer uma transformação em torno de seu trabalho e em torno das rotinas ao redor do seu trabalho – sobre o significado que você dá ao seu trabalho e para a sua vida em termos de, um sentido mais profundo de trabalho ou serviço ou servir. Assim como irá ocorrer uma transformação na sua saúde.
À medida que Plutão se move por sua 6º casa ele irá expondo aonde existem padrões subjacentes que não representam mais o futuro para a sua expressão energética, portanto, esses padrões subjacentes em torno do seu trabalho, serviço ou servir virão à tona, mais especificamente sobre a forma que você realmente se alinha com os valores do seu trabalho.
À medida que Plutão transita por esse posicionamento, ele faz questionar-se “quais são os valores que tem dentro de mim que eu gostaria de servi-los?”. É claro que a maioria de nós encontra, através do trabalho, significado quanto a isso, mas caso encontre-se na condição de não ter significado em seu trabalho, Plutão através da 6º casa pode pedir que você diga: “ei, isso precisa ser resolvido”. Dependendo da situação que você tem em torno de seu trabalho, essa é uma grande oportunidade para começar a expressar quais são as reais necessidades emocionais fundamentais que nutrem sua ética de trabalho e a maneira como você realmente executa o seu trabalho, assim como, sobre “com o que” você dedica o seu tempo.
Esse eixo – Virgem, casa 6 e peixes, casa 12 – é uma relação dinâmica entre “o que eu estou servindo” – casa 6 – e “qual é o significado deste serviço” – casa 12. Então, se você está no trabalho e está descobrindo que isso é como um treinamento para a vida, talvez só precise fazer a pergunta: “essa ainda é a direção que preciso seguir?’, pergunta esta que pode levá-lo a uma questão mais profunda, como: “qual tipo de valor de competência eu tenho para oferecer no local onde trabalho?” ou caso trabalhe para si mesmo “qual tipo de valor e qual tipo de competência eu tenho para oferecer no trabalho que eu faço?” e, caso exista uma necessidade de melhorar, crescer ou capacitar-se este é o momento perfeito para isso.
Esse é um momento em que toda a estrutura do seu trabalho, mais especificamente a forma como você se relaciona com o seu trabalho ou o seu servir será transformada. Se você deseja criar uma raiz mais fortalecida sobre sua estrutura de trabalho, trata-se de olhar para o que precisa ser melhorado/mudado/transformado.
Certamente que interconectado com o seu trabalho e sua vida está a sua saúde. Plutão transitando por sua 6º casa, dirá: “ei, onde estão as partes de sua expressão, de suas escolhas e de sua maneira de ser que poderão realmente melhorar em torno da sua saúde?”
Você pode, por exemplo, começar a se orientar para comer alimentos mais limpos, pode ainda, priorizar um tipo específico de dieta que você descobriu que realmente faz você sentir-se muito melhor – algo que aumenta a sua energia, ou ainda, algo que tem um impacto a maneira como sente que pode servir aos valores e aos ideais que você tem .
“Essa é uma grande oportunidade para passar por um exame de saúde, este é também um momento em que você realmente deseja ser capaz de “ligar”, “discar” para que seu recipiente físico seja mantido vivo, porque este é o recipiente que realmente permite que você faça todas as outras coisas”– diz o Sr. Plutão.
Aliado a essa concepção de saúde, Plutão traz à tona também um senso mais profundo de significado espiritual e bem-estar. Neste sentido, olhando para as suas rotinas, para a maneira como você realmente passa pelo seu dia a dia, Plutão quer reorganizar isso. Então alguns dos desafios que surgem aqui é que Plutão através do trânsito pela 6º casa começará a mostrar a você que há um fim, como se você começasse a ficar exausto “para onde está indo a minha energia?”, gerando uma necessidade psicológica de abordar aonde há excesso de energia por meio de rotinas que, na verdade, não se alinham com seu senso de significado mais profundo.
Se você é o tipo de pessoa que olha para a sua vida e, pensa: “a minha vida vai bem”, isso pode ser muito difícil, porque significa dizer que você irá deixar de lado a sua saúde e algo em relação aos seus sentimentos de valor e significado sobre o seu trabalho, porém Plutão aparecerá para desafiá-lo a transformar-se priorizando a sua saúde – já que Plutão está transitando a sua 6º casa. Isso acontecerá instintivamente de qualquer maneira, porque Plutão transitando a 6º casa impulsiona para você por o foco neste setor da sua vida e a realmente começar a examinar qual tipo de trabalho, serviço ou servir você gosta de fazer e quais são os tipos de passos que você pode seguir para começar a se mover nessa direção para que possa começar a se alinhar com um conjunto de rotinas que realmente atendam ao seu caminho natural, seu bem-estar emocional e intelectual;
Através desse trânsito de Plutão por sua 6º casa, poderá ocorrer um processo que talvez você priorize ter, por exemplo, uma hora que valha a pena de tempo de “inatividade” antes de ir para a cama à noite, porque irá sentir que o sono que você obtém é que melhora seu bem-estar emocional e mental já que quando tem um bom sono acorda de manhã sentindo-se mais energizado e isso impulsiona a abrir-se para mais criatividade e mais possibilidades de haver esses efeitos indiretos no seu dia a dia.
Então, não se surpreenda se começar a repensar a situação em torno de suas rotinas, seu trabalho e sua saúde.
Plutão em aquário transitando a Casa 7:
Temas relacionados:
- equilíbrio e igualdade nos relacionamentos;
- a forma como relaciona-se com as pessoas;
Plutão transitando pela 7º casa quer transformar o padrão de equilíbrio e igualdade ao relacionar-se com as pessoas “o que um relacionamento realmente significa para você?” e, caso não esteja vivendo nenhum relacionamento, muito provavelmente Plutão perguntará: “ei, acho que é hora de você entrar em um relacionamento” e provavelmente trará algo neste sentido na sua vida.
É claro que naturalmente os seres humanos estão sempre em constante relacionamento uns com os outros, mas aqui podemos fazer uma correlação com os relacionamentos reais – afetivos. À medida que Plutão transita pela 7º casa começa a trazer à tona como as relações em sua vida foram originalmente formadas. Ou seja, quando um relacionamento começou, haviam certas expectativas, uma dinâmica de equilíbrio e poder que se formou – as expectativas – e Plutão quer trazer isso à tona, dizendo: “ei, você pode estar em um lugar diferente em sua vida agora e isso precisa ser avaliado, reavaliado e fortalecido”. Parte do processo desse trânsito é observar “qual tipo de relação é realmente é um relacionamento saudável para você” e “qual tipo de relação não é um relacionamento saudável” e também entender a maneira como a dinâmica de poder foi originalmente formada no relacionamento.
Então, não se surpreenda se à medida em que Plutão se move pela sua 7º casa, ele fizer perguntas: “ei, estou sentindo que esse relacionamento é mais sobre uma co dependência a uma real conexão” ou, “estou sentindo que esse relacionamento é um pouco interdependente demais ou apenas dependente e eu gostaria de mais conexão”.
Por isso, Plutão transitando pela 7º casa promove esta necessidade evolutiva de começar a mudar e reorganizar a maneira como você definiu um relacionamento para si mesmo.
Outra parte do processo desse trânsito, é interagir com o parceiro (a) ou outra pessoa de forma a traçar limites – redefinindo o que esses limites significam e o que eles representam. Esse é um longo processo, não será algo que irá acontecer “da noite para o dia”, então o interessante é não ter pressa durante esse período e, sim, aproveitar a experiência como forma de atualização ao contexto de um relacionamento para você.
O desafio natural que vem junto com Plutão transitando a 7º casa está representado pelo o inconsciente mais profundo de apegos emocionais, por isso a tendência aqui é experimentar o medo do abandono, perda e traição dentro de um relacionamento – algo que pode ter sido advindo do que lhe aconteceu na dinâmica da vida de relações públicas anteriormente ou quando era mais jovem: esses tipos de sentimentos podem vir à tona e devem ser trabalhados, mas obviamente tendo consciência de que grande parte disso ocorre para fortalecer seu senso de confiança dentro de si mesmo e também sua capacidade de ser mais aberto e autêntico em um relacionamento. À medida que essa transformação vai ocorrendo, significa também que você pode chegar a exigir isso – que vem trabalhando em você sobre seus relacionamentos – de outras pessoas, e este é um dos momentos em que o conflito pode aparecer em jogo, porque conforme você for se atualizando ou já tem uma atualização, começará a exigir que seu relacionamento atenda a essas necessidades que vem evoluindo.
O conselho mais importante que pode ser dito aqui é que seria interessante que procurasse ter uma comunicação aberta, permitindo que a turbulência natural existente traga mudanças e redefina os limites dos conceitos pré definidos dentro do relacionamento. Na maioria das vezes, isso vai trazer uma “escravidão mais forte” em relação ao seu parceiro ou com relação às pessoas com quem você está, mas Plutão faz questionar-se: “esse relacionamento é saudável para você?”, “esse relacionamento é o único no qual você deseja continuar investindo?”: por vezes isso pode significar ainda “cortar relacionamentos que não o beneficiam mais”, para que você possa começar a se alinhar com pessoas que realmente conhecem uma versão mais profunda e mais autêntica de você mesmo.
Plutão em aquário transitando a Casa 8:
Temas relacionados:
- a “paisagem emocional” das camadas mais profundas sobre confiança emocional e intimidade;
- recursos compartilhados;
- padrões psicológicos subjacentes que são mantidos no próprio espaço de vida, dentro da psique;
Plutão transitando a 8º casa há um golpe duplo de Plutão, por isso podemos entender que a casa recebe energias de grande empoderamento. Ao mover-se pela 8º casa, Plutão trará à tona aonde há limitações psicológicas e emocionais profundas dentro de você que muitas vezes aparecerão como medos, ou melhor, como partes de você que não acreditam em si mesmo.
Plutão aqui quer dizer: “ei, eu realmente quero te tornar mais forte, eu quero poder te dar aquela sensação de coragem, de força, de determinação interior de seguir em frente para transformar seus sonhos, seus ideais e as coisas que você sempre quis fazer dentro de sua vida” – durante esse trânsito Plutão pode irá empurrar você nesse processo.
O desafio natural é que terá que olhar quais são os padrões subjacentes de limitações dentro de você em que há uma necessidade de serem superados agora, expondo para você qual é a “paisagem emocional” que se forma em torno do seu entendimento de intimidade, no sentido de confiança profunda. Naturalmente falando, nós como seres humanos, teremos experiências de traições, de perdas e de abandono. Com Plutão transitando a 8º casa, algumas experiências passadas neste sentido – de abandono, traições ou perdas – que impactaram seu senso de confiança dentro de si mesmo, assim como seu senso de confiança nos outros e na sua capacidade de sentir-se seguro no mundo virá à tona.
À medida em que você trabalha com essas dinâmicas consegue melhorar essa sua capacidade de ter fé e confiança e, eventualmente, revolucionará a maneira como você compartilha recursos.
Então, se você tiver algum recurso compartilhado – em banco ou em um relacionamento – Plutão fará questionar-se se as coisas ainda estão no lugar certo e você poderá responder, por exemplo: que pode ter se estendido demais sobre seus recursos em uma determinada área ou que descobriu algo com um banco que há um banco que faz um ótimo negócio para uma nova casa para a qual pode-se hipotecar. Enfim, seja qual for o recurso que você tenha ou o recurso compartilhado que você tem, Plutão faz questionar-se se existe outra maneira – mais poderosa – de você ter essas jogadas na sua vida.
O desafio natural que vem junto de Plutão na oitava casa é que à medida que esses medos surgem em sua vida, poderá ficar sobrecarregado com as vulnerabilidades desses padrões de inseguranças e entrar em estado de isolamento, podendo começar a ver que não há possibilidades nem chances de você seguir seus sonhos ou de seguir as coisas que deseja fazer na sua vida.
Na maioria das vezes, isso acontece nas fases iniciais que tais padrões vulneráveis são expostos, em que você começa a entender como seus relacionamentos funcionam – em torno da confiança, intimidade e transparência. Plutão pode trazer à tona onde existem esses sentimentos emocionais padrões dentro da sua vida que terá que processar que podem chegar a desafiar o seu senso de segurança e proteção no contexto do seu relacionamento.
Ou seja, trata-se de capacitar seus recursos e abordar onde seus recursos compartilhados estão desequilibrados ou precisam ser fortalecidos. Assim como, trata-se de levá-lo a fundir-se com pessoas ou símbolos de poder que representam algo mais forte do que você, mas que se alinhe idealmente com o que você deseja para que se torne mais forte dentro de si mesmo. Por exemplo: se sempre sonhou em ser um escritor pode ser o momento em que você começa a procurar por pessoas que já se estabeleceram dentro do contexto dessa realidade para você ir em frente – você se apega à ideia mesmo que isso signifique enfrentar seus medos mais profundos.
Plutão em aquário transitando a Casa 9:
Temas relacionados:
- sistema de crenças;
- a filosofia central de vida;
Plutão transitando a 9º casa ele irá transformar a forma como você enxerga o mundo e a maneira como você construiu o mundo em termos de sua cosmologia ou filosofia ou dos tipos de crenças que você tem agora.
Plutão, diz: “ei, ao longo de toda a sua vida, você formou uma cosmologia de vida, você pode ter sido exposto a um certo sistema de crenças enquanto crescia e isso moldou a forma que você enxerga o mundo”.
Enquanto Plutão se move por esta parte do seu gráfico começará a dizer para você com o quanto dessa verdade advinda dessa cosmologia você ainda ressoa, ou seja, com o quanto dessa verdade lhe parece ser autêntico – ps: a sua cosmologia de vida formada até então, não necessariamente é algo “advindo das pessoas ou com o que você cresceu”, ela pode ser que seja simplesmente a cosmologia pela qual você consegue enxergar o mundo através da sua ótica, o seu mundo.
Plutão transitando por sua 9º casa quer desafiar a estrutura e arcabouço subjacente dos tipos de cosmologias e sistemas de crenças que você utiliza para dar sentido ao seu mundo. E devido ao fato de que Plutão está em aquário, isso significa que Plutão fará uma descentralização completa sobre sua filosofia de vida e trará junto a esta descentralização, uma oportunidade para quebrar a maneira como você formou sua visão de mundo.
Então, à medida que Plutão transita sua casa 9, os desafios que vem junto com essa experiência são a tendência natural de que (desafio natural), quando Plutão o expõe a um outro conjunto de sistema de crenças ou a conjunto de novas experiências, de você se tornar emocionalmente apegado ou se manter fiel em seus sistemas de crenças como uma forma de se sentir seguro.
Plutão tem uma correlação direta com nossos padrões de segurança mais íntimos, especialmente, quando nossa visão de mundo é ameaçada por padrões transformacionais plutonianos.
Por isso, não se surpreenda que, à medida que começarem a surgir novos insights na sua vida, novas experiências surgem através desses insights por meio do desejo de explorar o mundo de uma forma mais ampla e, conforme você for se expondo a isso, você pode acabar descobrindo a sua gravidade em torno de como você se orientou até então.
“wow, isso já foi verdade pra mim, isso também já foi verdade para mim”: quando “duas verdades diferentes” se juntam na cabeça pode ser que surja um sentimento de incerteza sobre o que se acredita. E aí pode acontecer de você ficar mais rígido ou começar a se fechar, porque “há muita informação para processar”. Isso não é para ser algo que se torne, necessariamente, tão dramático, mas será algo que você, provavelmente, notará dentro de você mesmo.
Em última análise, com Plutão transitando a 9º casa, a dica é seguir o impulso instintivo de começar a ver o mundo de uma maneira completamente nova, é expor-se a novas culturas, expor-se a novas maneiras pelas quais o mundo se expressou ou como diferentes culturas – por que diferentes culturas fazem as coisas que fazem? Podemos interpretar também que pode ser um instinto natural de ter uma educação/se formar em algo que você sempre quis “eu nunca me perdi ser livre, sempre me vi em uma vida fazendo todas as coisas certinhas e preciso sair disso”.
Enfim, seja qual for esse instinto o objetivo de Plutão transitando a 9º casa é expandir seus horizontes, por isso se permita sentir as transformações de Plutão fluidamente e deixe que ele transforme o seu sistema de crenças “tenha uma mente aberta, seja curioso, explore, assuma novas perspectivas e permita ver novas maneiras de ver o mundo” .
Plutão em aquário transitando a Casa 10:
Temas relacionados:
- redefinição da identidade pública: carreira;
- senso de autoridade internalizado;
Plutão quer transformar essa “capa” que você “veste” e traz para o mundo. Ele quer transformar seu relacionamento com a “direção de sua vida” e como isso está alinhado com a “capa que você veste” e dar ao mundo.
Plutão transitando pela 10º casa tem uma conexão profunda com sua “autoridade interior“: em como você se define, em como você se expressa no mundo e traça limites “este sou eu, é assim que eu me defino“.
À medida que Plutão transita pela 10º casa, traz à tona temas sobre esta “direção de vida que quero continuar a seguir”. Em um nível mais profundo de capricórnio, o signo da 10º casa, são as escolhas que fazemos todos os dias que ao longo de um período de tempo começam a aparecer como uma direção de vida.
Para que cada escolha que fazemos esteja alinhada com um objetivo que se tenha ou uma direção pela qual se deseja viver a vida e com a qual se está emocionalmente conectado, Plutão entra na 10º casa e começa a desafiar esse subjacente senso de “qual é a direção da minha vida?”, “ei, eu quero continuar fazendo escolhas que me levem nesta direção”. E isso começa a impactar na sua carreira.
Você pode ter investido um longo período de tempo fazendo algo em sua vida e enquanto Plutão transita pela sua 10º casa você começa a perceber “ei, é isso que eu realmente quero fazer com o meu tempo?“, “esse é realmente o trabalho que eu quero experimentar?”
E quaisquer tipos de confrontos e desafios que comecem a surgir são para jogá-lo de volta sobre si mesmo para avaliar emocionalmente se esta é a direção da vida.
Então, não se surpreenda, você terá que passar por esse processo, você terá que perceber que está experimentando esse redirecionamento subjacente em sua vida. Parte desse processo também está trazendo à tona alguns medos emocionais profundos desde a infância.
Então, é sobre um processo de tornar-se emocionalmente seguro dentro de si mesmo, abordando por onde na infância teve necessidades emocionais não atendidas ou onde você experimentou seu senso de autoridade, seu senso de estrutura semelhante – sendo destruído corretamente.
Nossos pais nos validam, constroem nosso senso de identidade, nos nutrindo; é com eles com quem aprendemos o que é o mundo, e é através deles que quando chegamos adultos, temos essa estrutura ou esqueleto internalizado que nos mantém unidos. Plutão transitado pela 10º casa, virá e começará a pressionar onde existem suas vulnerabilidades dentro dessa estrutura. À medida que Plutão o pressiona, você começa a experimentar essas memórias e sentimentos emocionais que chegam à superfície.
Tudo o que você precisa fazer aqui é apenas permitir que essas memórias se movam através de você, mas ao mesmo tempo também preste atenção aos temas repetidos dessas respostas emocionais.
Em última análise, Plutão deseja fortalecer seu senso internalizado de estrutura, sua resiliência, sua capacidade de permanecer emocionalmente resiliente “é assim que as coisas são”, então, onde quer que existam camadas dentro de você que foram impactadas por experiências da infância, Plutão expõe isso, traz à tona e então responde descobrindo quaisquer tipos de recursos, como autores de livros, cursos que representem a habilidade que você precisa, ou o desenvolvimento que você precisa curar essa parte de você agora.
O desafio natural que surge com Plutão transitando neste posicionamento é a sensação subjacente de que a direção da sua vida está mudando, seja lá por qual motivo for: porque você falhou na vida ou porque você quer que a sua segurança aumente, ou porque você não pode continuar fazendo a mesma coisa repetidamente sabendo que sua autenticidade e paixão diminuíram ou se acabou. Então, esse é um momento natural para mudanças em sua vida, precisa permitir-se passar por essas mudanças por mais que não pareçam ser “o melhor”, “a melhor opção”, “a melhor escolha” no momento em que está tomando a decisão.
Dentro de alguns anos você olhará para trás, para este ponto de sua vida e perceberá que a mudança é algo que acabará por lhe trazer mais liberdade; trará mais sentimentos de nutrição emocional dentro de si mesmo, uma vez que se alinhará com algo que parece real dentro de você.
Então, enquanto você vai fazendo escolhas na sua vida em direção àquilo que parece ótimo, você começa a construir uma vida, uma identidade e uma estrutura que parece ser emocionalmente nutritiva, significativa, real e viva. Esse pivô inicial em direção a uma direção parecerá desestabilizador, mas é um processo natural, portanto, permita-se passar por períodos de carência, não seja muito difícil com você mesmo para começar a passar por esse processo e fazer escolhas que se alinhem com algo que parece mais autêntico para você.
Às vezes, pode não parecer imediatamente, isso não é para se preocupar no sentido de que “eu já descobri que é mais do que certo as linhas de como o espaço morto entre a direção que eu estava tomando e a nova direção em que estou indo – existe aquele espaço morto” – muitas vezes com o vazio dá essa falsa sensação de que está perdido, mas na verdade é você se redefinindo.
Plutão em aquário transitando a Casa 11:
Temas relacionados:
- inovação;
- reordenação e redesenho de senso de orientação social: amigos, família, comunidades que pertence;
- processo de descondicionamento, libertação.
Aqui pode haver um descondicionamento sobre a consciência de estruturas da dinâmica de amigos, grupos de amigos, comunidades que participa que não ressoam mais com seus valores fundamentais.
Inclusive, seus valores fundamentais se tornarão um aspecto muito importante durante este trânsito. Logo, alinhar as aspirações pessoais com grupos e comunidades que realmente representam o futuro, será o maior desafio, assim como será onde o empoderamento acontecerá; como Plutão deseja acelerar “para além” do seu condicionamento.
Aqui pode haver também a sensação de isolamento e separação das pessoas com as quais não sente mais ressonância.
Com essa experiência poderá sentir-se como se estivesse apenas navegando por um lugar sem ninguém com quem se conectar, mas também, por onde só precisa ser. Encontra-se dentro do seu espaço individual e sabe que há uma ameaça de que possa ser consumido por aqueles que tem padrões de condicionamento diferentes dos seus, notará uma seletividade sobre estar mais com pessoas que representam algo mais futurista e inovador orientado e, menos, em torno de pessoas que representam o passado novamente – parte desse processo é apenas a compreensão de que você está realmente se descondicionando e rompendo certos moldes dentro de si e se alinhando com a realidade futura orientada.
Haverá de permitir-se, às vezes, ficar em com esse isolamento, mas atente-se para o fato de se isolar tanto a ponto de, realmente, tornar-se tão distante ou desapegado da realidade que, depois, no futuro, não terá absolutamente nenhum contato com nenhuma pessoa e estará completamente isolado de uma forma que surge um desejo de voltar “desse isolamento” e não temer seu senso de criatividade e de expressão, sem permitir que sua expressão seja abafada em uma dinâmica de um grupo ou que você possa ser condicionado por pessoas que representam o passado.
A maneira como você navegará nesta energia é essencialmente reconhecendo que haverá um instinto de querer começar a se livrar de coisas que não representam mais ou não tem mais nenhum significado para você; é natural querer se rebelar, parte desse processo é também estar se alinhando com pessoas que realmente tem aspirações semelhantes às suas, que tem o tipo de ideais semelhantes aos seus – sobre ser progressista na forma de pensar – e se alinhar com pessoas assim, até que virar-se-á cercado por pessoas que irão apoiar esse processo de aceleração contínuo. Assim, estará seguindo neste processo de aceleração: começará a notar muito mais integração dentro da dinâmica da comunidade e não sentirá esse isolamento.
Plutão em aquário transitando a Casa 12:
Temas relacionados:
- experiência espiritual profunda;
- cura emocional interna;
- liberação profunda: processo de permitir-se que as coisas se rendam à medida que se separam;
- o surgimento de um novo senso de realidade revelado quando o trânsito é finalizado;
O trânsito de Plutão na 12º casa representa uma experiência incrivelmente profunda, são experiências que poderão vir com muitas surpresas e que poderão ser completamente transformadoras. Plutão enquanto transita pela 12º casa traz à superfície alguma coisa escondida nas profundezas da psique que sofreram fragmentação, ou seja, traz à superfície aonde existem experiências na psique que precisam ser reintegradas ou aonde há partes da psique que precisam ser lembradas e curadas.
Enquanto Plutão transita pela 12º casa, Plutão destrói as partes da realidade que representam modelos que estão desatualizados e que se transparecem como não saudáveis. Isso começará a ocorrer lentamente, quebrando as realidades que existem, até então, até que se sinta despojado e deixado sozinho.
Por isso, Plutão transitando nesta casa, representa uma transformação em que há a possibilidade de se auto enxergar no mais puro senso de identidade, uma vez que haverão experiências internas profundas que serão como uma viagem por uma paisagem que muitas vezes podem parecer muito confusas ou pouco claras, mas que trata-se de uma conexão verdadeira e autêntica.
Plutão na 12º casa quer quebrar tudo o que impede esse contato profundo com o “eu espiritual”, é sobre conseguir uma realização interna da vida ao entender e conseguir conexão com uma realidade muito além deste momento.
Poderá se deparar com momentos de análises de como tudo “se junta” ou “se conecta” e como a sua vida pessoal foi moldada – até o momento em que se encontra: “que tipos de experiências e que tipos de temas irá passar ao longo desse transito que ao final irá entender que moldaram e impactaram você?”
Enquanto faz análises e procura “conectar as partes ao todo”, é muito provável que acabe tendo o domínio de muitas ferramentas de cura: muitos fragmentos de compreensão sobre as suas experiências, que talvez você nem sabia vão entrando aos poucos em seu campo de visão e você começa a se conectar com algo além deste mundo.
Um dos desafios naturais de Plutão transitando na 12º casa é que poderá entrar em um estado de: “Uau!” e realmente “enxergar o mundo para além desta finitude”, mas que se for tentar comunicar isso para as pessoas, muitas vezes poderá atrair a sensação subjacente de que você é louco . Isso pode acontecer, porque a estrutura da linguagem em sua realidade começa a se reformar e a se redefinir de uma forma que você realmente se alinha com essas experiências místicas mais profundas.
Então, não se surpreenda se, ao longo desse trânsito, você se alinhe ou se abra para partes místicas da realidade. Entenda que é algo natural e que deve ser encarado como um processo de uma jornada xamânica mais profunda em direção a uma experiência de cura para você.
Não significa necessariamente que essas experiências venham com lindas luzes brancas – muitas vezes essas experiências vem com o enfrentamento de partes de você mesmo que foram feridas ou partes de você mesmo que estão deslocadas por dentro, ou seja, partes de você mesmo que realmente precisam de atenção e abordagem de uma forma que requer compaixão e auto aceitação.
Você navega por este trânsito: entrando em um estado de monge de profunda reflexão interior, introspecção e permitindo-se o máximo de tempo de silêncio possível para navegar neste estado interno, à medida em que você entra em realidades sutis mais profunda – tratando de aplicar um nível de autocompaixão e autoaceitação por si mesmo – com o entendimento de que está consertando partes de seu “estado interno” que antes estavam deslocadas, desarticuladas ou distanciadas de você para deixá-lo “mais completo”, novamente.