Estado de Presença
Porção de Ekev – O conceito mindfullness é mais antigo do que você imagina
A Porção dessa semana traz o ensinamento sobre o estado de presença.
O ensinamento nos ensina a prestar atenção aonde estamos indo. O versículo diz que se você focar em cada pisada dos seus pés, se você ouvir seus passos, se você concentrar cada passo seu ao cumprir um mandamento ou ao realizar uma tarefa, você receberá bençãos.
A lição cabalística deixa claro que bençãos são recebidas quando ESTAMOS EM ALERTA, prestando atenção nas coisas, quando vivenciamos e FOCAMOS EM CADA PASSO DO NOSSO CAMINHO, mesmo que sejam passos pequenos.
Se estivermos vivendo apenas ligada ao piloto automático, estamos perdendo a capacidade de vivenciar o momento e, assim, receber bençãos. Benção esta que pode vir, inclusive, na forma de paisagens deslumbrantes ou experiências de tirar o fôlego ou sensações que fazem a energia correr pela coluna. Isto é estar ciente do mundo ao redor, atentos a vida que está se desenrolando.
Quando percebemos tudo a nossa volta, podemos, realmente, ver coisas únicas que equivalem a verdadeiros milagres.
As pessoas que não olham para a vida como se algo milagroso estivesse acontecendo, estão condenadas a perder experiências deslumbrantes.
Os que conseguem ver o milagre da vida em tudo, são os que conseguem experimentar uma sensação de estímulo intelectual e emocional com os acontecimentos do mundo. Para a Kabbalah esse é o tipo de pessoa que sente o Divino no mundo.
Bom dia!
Dênie Rosa é Engenheira Civil, Numeróloga Cabalística e Taróloga.

Os Alimentos
A importância dos alimentos em nossa vida e, em especial, abençoá-los ao comer.
É analisado o discurso de Moisés em sua benção final para o povo e o Zôhar chama atenção no quesito de como o povo foi alimentado e abençoa o povo a D’us por ter dado esse alimento.
Aqui se entende como é importante ter o alimento para se alimentar e se sustentar e o agradecimento a D’us por tê-lo.
Josué também agradece e faz a benção permitindo que a Terra produzisse o que fosse necessário.
Em Êxodo, D’us fala da importância de dar alimento e o significado último disso.
Então, cabalisticamente se entende que o fato de termos uma comida é uma conexão com o próprio D’us assim como o jeito que a gente se relaciona com a comida. Ao conseguir se saciar no sentido alimentar, é possível conhecer a D’us, ter uma vida minimamente tranquila pra saber de onde veio aquela comida, reconhecer o Criador e estabelecer uma conexão com Ele. Para a Kabbalah, o alimento não serve apenas para nutrir o corpo físico, mas também para nutrir o corpo espiritual e para isso é importante a nossa PERCEPÇÃO ao comer: “o Criador permitiu que o alimento fosse produzido pela Terra e chegasse até mim”. Por isso, no sentido Cabalístico, é interessante agradecer ou ter esta consciência, e assim, o ato de comer se torna numa forma de conhecer a D’us e chegar num dos níveis mais íntimos de conexão com o Criador.
Bom dia!!!
Dênie Rosa é Engenheira Civil, Numeróloga
Cabalística e Taróloga.

Anjo de 4 facetas
O Zôhar fala de uma classe de anjos bastante mencionada na Bíblia e Ezequiel, em especial, fala de um tipo de anjo que tem 4 tipos de rostos ao
mesmo tempo: um lado homem, outro touro, outro águia e outro leão.
Esses anjos de 4 facetas representam os animais sagrados, inclusive o homem. E ao contrário do rosto dos anjos querubins, que tem rostos pequenos como de crianças, esses anjos tem rostos bem grandes com estas 4 faces.
Esses anjos podem ser invocados para uma série de coisas segundo a Kabbalah e uma das formas de invoca-lós é através da palavra “shinan”, uma palavra secreta que contém esses 4 animais. A forma que o homem é representado na palavra também indica a capacidade do homem de transcender pelos dois mundos, refletindo no anjo está energia poderosa.
Além dessa palavra, existem os 4 nomes de D’us ligados à essas criaturas sagradas (touro, águia, leão e o homem): “D’us grande poderoso temível”; esses 4 nomes também são ligados a Jesed, Guevurah, Tiferet e o homem incorporando as 4 (as sephirot da Árvore da Vida). Cada uma dessas facetas se apresenta para o homem e o próprio homem tem pra si que o D’us é temível.
Existem várias classes de anjos para ser invocados, esses anjos que estamos falando são pela invocação da palavra “shinan” ou a meditação das 4 palavras. Porém, estamos invocando energias fortes de D’us. É um anjo para se obter JUSTIÇA no mundo, obter reconhecimento, poder, não é um anjo que será invocado para o Amor e a cura, por exemplo.
Bom dia!
Dênie Rosa é Engenheira Civil, Numeróloga
Cabalística e Taróloga.

4 Lados
A relação dos Anjos de 4 faces com o Trono Divino.
O Zôhar fala que o fato dos Anjos que tem 4 faces os faz estarem diretamente ligados ao Teono de D’us que também tem ligação com o 4, porque seu trono é como se fosse um cubo ligado às 4 direções: norte, sul, leste e oeste.
D’us sentado no trono consegue controlar o mundo todo, assim como os Anjos de 4 faces conseguem olhar para o mundo todo sem reavivarem a cabeça e por isso ajudam D’us a governar o mundo. São os tidos Anjos poderosos os Anjos de 4 facetas.
Além disso, os Anjos de 4 facetas tem relação direta com o nome de 4 letras do tetragrama, que é o nome mais poderoso. Então mais uma vez comprova o poder desses Anjos e a presença da energia do 4, de poder.
Bom dia!
Dênie Rosa é Engenheira Civil, Numeróloga
Cabalística e Taróloga.
