Porção Semanal de Ki Tissá – de 05 a 11/03/2023

Os 4 mundos

Para manifestar algo no mundo físico, nós temos que manifestar a energia passando pelos 4 Universos que existem:

Aarão segue uma regra Universal (isso é percebido nos versículos que descrevem a construção do bezerro). A Kabbalah nos informa que temos 4 Universos paralelos, do mais alto para o mais baixo: o nosso mundo é o mais baixo de todos.

Êxodo 32.4: “Araão pegou o material da mão deles e formou com aquele ouro e uma ferramenta de gravar um bezerro moldado. E eles falaram: esse é o teu D’us em Israel que te fez sair do Egito.”

Esse algo que Ele pegou era algo novo e deu forma para esse material. Então, algo que é novo, depois tem que ganhar uma forma física. E quando fez, Ele implica no mundo da ação, onde as coisas ficam atuadas/agidas, ou seja, em que a coisa está fisicamente manifestada. As manifestações físicas acontecem neste último mundo. O primeiro mundo não é citado, porque é uma energia antes de “criar”, de emanar, muito inicial, nenhum verbo implica essa energia por ser absurdamente sutil, a Kabbalah compara com quando se coloca uma semente na terra e ela vai começar a brotar: ela representa essa energia.

Êxodo 32.20: “E aí ele pegou aquele bezerro, queimaram no fogo, fizeram o bezerro virar pó, despejou na água e fez o povo de Israel beber aquela água.”

Aqui há um ritual místico. Então depois que algo errado foi feito, essa ideia também deve ser desfeita. Esse bezerro vira pó e o povo bebe, ou seja, o processo é revertido, é de destruição do processo criativo. Quando algo está materializado e você não gosta, há uma negatividade, ela deve ser eliminada ao máximo, não deve haver meio termo.

Uma aplicação prática:

O processo de criar no nosso mundo passa por 4 etapas, qualquer tipo de arte criação não há como fugir disso, seja pra você que é um artista e quer criar uma obra, seja pra você que é um pedreiro e vai construir uma casa ou seja pra você que vai criar um filho:

Primeiro Mundo Paralelo: vontade/ideia, definição do que vai acontecer no processo criativo;

Segundo Mundo Paralelo: mundo criativo, em que a ideia inicial começa a ser trabalhada, expandida, ou seja, começa-se a pensar nos detalhes. Ainda é uma energia de criação.

Terceiro Mundo Paralelo: mundo da formação, quando se começa a ter um envolvimento emocional com a ideia, em que começa a formar uma empolgação, algum tipo de preocupação com algum aspecto, ou seja, aqui já começa a envolver o coração, quando se começa a fazer planos, se organizar e começa a dar os primeiros passos físicos.

Quarto Mundo Paralelo: mundo da prática, em que o projeto começa a ser construído, se vai para os finalmentes para gerar a obra/uma vida/um projeto. A matéria começa a se concretizar/ganhar forma.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *