Porção de Lech Lechá

D’us fala para Abraão: “faça uma jornada para si mesmo, vá para si mesmo.”

É como se D’us falasse algo parecido com: viaje com alguma qualidade, viaje bem, porque você está precisando sair dessa terra para ganhar qualidade de vida.

E uma das qualidades de vida que Ele tem que ganhar é que tem que se tornar uma grande nação, porém não terá filhos.

Essa passagem é vista pelos rabinos em 4 leituras diferentes. A seguir:

1º Leitura: “Vá para si mesmo” no sentido de acredite nesta jornada para ir a algo melhor.

As vezes é necessário desistir do nosso passado para poder adquirir um futuro.

Dús então já insinua que o que parece ser um sacrifício não é assim, o grande pulo do gato aqui é pensar a longo prazo, que só assim se consegue perceber este mandamento.

D’us diz para Abraão não ter medo, para fazer um salto para o desconhecido, não visível, confiar na voz de um D’us invisível. E por conta de ter depositado tal confiança, por recompensa, Ele consegue ter um filho.

2º Leitura: ” Vá para si mesmo” fazendo por você, mas levando para todos os lugares.

D’us pede para que Abraão saia da zona geográfica dele para ir para algo mais amplo no sentido geográfico.

Abraão tinha muita coisa dentro dele para mostrar e não poderia ficar registro a uma área geográfica, assim como D’us que não se limita a região geográfica.

3º Leitura: ” Vai para si mesmo” no sentido de vá para sua essência, vá se conhecer.

Essa é a mais fácil de todas de entender. É não tentar ser ninguém, é tentar ser você mesmo.

4º Leitura: “Vai para si mesmo” no sentido de vá sozinho, vá por si só.

Só uma pessoa disposta a ficar só poderia adorar um D’us singular e único. Assim Ele consegue louvar à D’us, sendo exemplo vivo de viver em liberdade, abandonando seu lar, deixando seu passado para trás sem deixar que o ambiente o influencie na sua maneira de agir.

A preocupação dele deveria ser apenas com a viagem, respondendo somente à palavra de D’us. Essa deveria ser a única pressão sobre o que fazer ou não durante a viagem.

Ele se recusa a aceitar os padrões da sociedade que estava inserido, como a existência da escravidão, por exemplo, e por isso, foi contra.

Isso é receber um chamado. Isso é fazer Lech Lechá.

É ter a coragem de estar disposto a ouvir a voz mansa e delicada da eternidade e nadar sozinho para um caminho cheio de esperança.

Separa

Abraão ao chegar à Terra de Israel próspero e abundante junto com seu sobrinho também próspero e abundante foi surpreendido por uma briga entre os pastores de um com os pastores do outro.

Então Abraão se manifesta e propõe que se separem, Ele diz algo parecido com: se você for para direita, eu vou para esquerda; se você for para a esquerda, eu vou para a direita.

E aqui está a interpretação:

Abraão representa a boa inclinação da nossa alma, enquanto seu primo representa a má inclinação da nossa alma.

Essa passagem mostra o conflito diário da nossa alma, entre a boa inclinação da nossa alma e a má inclinação da nossa alma.

Perceba que Abraão deixa que o outro, o seu sobrinho, escolha qual caminho seguir, mostrando aqui sua inteligência em lidar com mal. Abraão sabe que o poder do mal é muito forte, é constante e não adianta impor a nossa vontade diante dele. Então, quem toma a atitude da proatividade é o mal.

A grande lição é quando aplicamos esta estratégia de Abraão, acabamos por chegar no caminho do meio, um dos caminhos para a evolução da Kabbalah.

Boa e Má Inclinação e o Caminho do Meio

Abraão e seu sobrinho segue caminhos opostos e Abraão ouve falar que ele acaba ficou preso como prisioneiro de guerra e Abraão sai para salvá-lo com 318 homens.

O Zôhar diz que quando a Torah fala de ouvir, está se referindo a um aspecto espiritual. Ouvir é um dos sensos mais apurados que nós temos no corpo e é um senso ligado ao espírito.

Não é atoa que o profeta se comunica com D’us através da audição. A gente ouve a voz de D’us geralmente, esse é o sentido mais aguçado do nosso corpo para o contato com D’us.

Vale lembrar que o sobrinho de Abraão representa o lado negativo da alma enquanto que Abraão representa o lado positivo da alma.

Ou seja, o lado negativo da nossa alma tem um preço a pagar, toda negatividade atrai negatividade. Então, toda vez que vamos para este lado, atraímos negatividade, que só é salva pelo lado positivo da alma.

E qual o significado de 318 homens?

248 + 70

248 se refere às partes do corpo, aos órgãos.

70 (7×10) se refere às sephiroth emocionais da alma, multiplicado por 10, porque elas contém outras 10 dentro delas.

Apesar de que para atingir o caminho do meio é preciso se separar do lado negativo da alma, não podemos considerá-lo desprezível porque ele faz parte de nós. O lado negativo da nossa alma também compõe e nossa essência e se não formos resgatá-lo quem sofre somos nós! Sacastes?????????

Quando o lado negativo está exacerbado temos que ir de corpo e alma fazer tudo que a gente pode para resgatá-lo e deixá-lo no estado essencial. Voltamos para o equilíbrio natural da alma para voltar a atingir o equilíbrio do caminho do meio.

Por isso a necessidade de “se limpar” sempre, senão a má inclinação toma de conta de nossas ações.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *