Moisés bate em uma pedra e por conta disso deixa de entrar em Israel. Qual foi o grande erro de Moisés do ponto de vista da Kabbalah?
Quando mencionamos o movimento dos elétrons no material sólido, podemos nos remeter à eletricidade por conta da interconexão das coisas pela Kabbalah, a interconexão sob domínios, o domínio dos inanimados, dos animais e das plantas que se conectam entre si.
Moisés passa pelo episódio da pedra na terra de Israel, que pela Kabbalah é uma terra que não se limita ao território geográfico onde se localiza, porque tem conotações espirituais, sua proporção de terra é maior do que está na nossa mente, sendo até mesmo chamada de terra viva, ainda que física. É uma terra que emana energia de vida para vários lugares do mundo.
Um dos maiores cabalistas explica que a pedra de Moisés era ligada ao poço de MIriam (poço que veio da terra de Israel do lago de Tiberíades) um poço acompanhava o povo de Israel durante o deserto e que lhe fornecia água. Nesse sentido, essa pedra também era uma pedra viva e por isso, Moisés falava com ela, fato que ajuda a entender o seu castigo.
Moisés ao falar com a pedra, bate na pedra, aqui ele bate em um elemento vivo, a ideia de bater não é diferente de bater em um elemento vivo, porque, além do explicado, tem uma espiritualidade especial. Ele iria falar com a pedra, mas na verdade, bateu. Segundo os rabinos, Moisés iria falar palavras de Torah (que é um livro também considerado vivo e é comparada à ÁGUA, é como se ela fosse uma FONTE DE ÁGUA VIVA) para a pedra, em uma outra interpretação, ele iria receber água viva da pedra ao falar palavras de Torah.
Por que? Porque aqui vigora a ideia de que você colhe o que você plantou: Moisés iria falar palavras de Torah e a pedra iria entregar palavras de Torah, cada um a seu modo. Moisés iria entregar água na forma de Torah e a pedra iria entregar água na forma de água.
Por isso, é que existem os ensinamentos que explicam que estudos de Torah/de ensinamentos Sagrados nos conectam à energia de vida, de água viva, à presença Divina! Então quando a gente se conecta à energia, nos conectamos à presença Divina. E o que significa se conectar à presença Divina? Receber bençãos, ligada a Hesed (bondade e Amor). São águas abundantes (uma característica de uma benção é a abundância) que respigam para todos! Todos se beneficiam!
A gente se conecta com aquilo que nós somos: se queremos adquirir vida, precisamos ser esta vida; por que que não estou tendo bençãos? Talvez porque não está sendo você a benção da sua vida; pessoas que andam como mortas vivas, está com energia de bater na pedra e isso faz perder a conexão com as bençãos Divinas; se quer ganhar a Torah, seja a Torah! Entende? Assim conseguimos ser banhados e saciados com as águas mais puras que existem para nossa vida.
Essa Porção tem ligação direta com a Lua Nova em Câncer.