Subindo

Segundo o Zôhar, uma das coisas que mais ajudam uma pessoa a se elevar espiritualmente na vida, é o estudo. Aqui o Zôhar não se refere apenas aos assuntos espirituais, ele engloba o estudo em geral. Então, qual é a ideia?
A ideia é que o estudo desenvolve aquilo que o ser humano tem de mais especial: o cérebro. O estudo ajuda a ampliar a mente, a consciência, a visão de mundo, os conceitos de vida e isso transforma totalmente a realidade de uma pessoa, faz com que a pessoa ganhe luz!
Mas para saber se esse estudo está realmente nos elevando espiritualmente o Zôhar alerta que esse estudo deve ter certa dificuldade/desafio, não necessariamente no sentido do assunto/matéria ser difícil, mas também, no sentido de ser um estudo que tenha muitos obstáculos que se deve passar para que seja feito. De repente, falta recurso financeiro, ou são assuntos difíceis de serem encontrados no local em que está, ou são assuntos de difícil acesso na sociedade, enfim, algum tipo de dificuldade.
O Zôhar explica que cada vez que a gente vai revelar muita luz, aparece uma força oposta evitando que esta luz seja revelada.
Então, qual das coisas que mais nos fazem ascender espiritualmente? Sem dúvidas, o estudo!
Crescimento

Esse ensinamento vem através do salmo 104.1 que começa com Davi louvando à D’us e no salmo, ele fala “D’us é muito grande”, segundo a tradução. Mas, na verdade, no hebraico, ele não diz exatamente isso.
Davi usa um verbo e assim a tradução ficaria algo do tipo: “D’us você cresceu muito”. Então, assim é possível entender a interpretação do Zôhar. Mas a gente sabe que D’us não tem um corpo. Então, qual é a ideia?
A ideia é que D’us é oculto, Ele está em um plano de ação diferente do nosso.
E aqui o detalhe: as coisas que são reveladas estão sujeitas a sofrer influência de energias negativas. Ou seja, certas forças podem impedir o crescimento do que foi revelado.
Diferentemente do que acontece com as coisas ocultas. E D’us está oculto, logo Ele está imune dessas influências. Ou seja, D’us tem a capacidade de crescer em paz.
As coisas ocultas crescem livres e desimpedidas, e é isso que faz D’us ser grande: é o fato dele ser oculto, não estar exposto. Se Ele fosse um D’us revelado estaria sujeito às leis do mundo e isso o limitaria.
O Zôhar explica que, com isso, a gente pode entender o motivo de algumas coisas prosperarem na nossa vida e outras, não. Quando se sai contando as coisas pras pessoas, a energia fica exposta no mundo e isso faz com que fique mais difícil de crescerem. Por exemplo, não é bom, segundo o Zôhar, sair contando por aí de uma gravidez.
Logo, o mesmo vale para o oposto, aquilo de negativo que você quer que seja cancelado: revele!.
Manto de Luz

Esse ensinamento vem através do salmo 104.2 em que Davi faz elogios à D’us: “Dús é revestido em luz!. E novamente essa frase está dano um aspecto corpóreo à D’us. Então, qual é a ideia?
O Zôhar explica que D’us estar revestido em luz é símbolo de que D’us está rodeado da energia de Hesed, aqui nessa parte a luz é referente à energia de bondade, Amor e benignidade D’us é pleno em bondade.
Com base no que diz o versículo de Gênesis, tudo o que a gente fala de D’us podemos trazer para nós, uma vez que somos criados à imagem e semelhança de D’us . Sendo assim, quando nós nos rodeamos de bondade, nós também ficamos rodeados de luz.
Quando nós fazemos da nossa vida, uma emanação de Amor, estamos nos rodeando da energia de Hesed e estamos nos revestindo de luz. E é isso que o Rei Davi está fazendo.
Ser revestido de luz é um atributo divino e nós também podemos ter este atributo desde que a gente queira.